O repelente é indispensável na bolsa dos brasileiros para proteger a saúde e a pele em tempos de zika vírus e dengue. E com tanta novidade nas prateleiras, é normal que você fique confuso na hora de comprar o seu: como saber se o produto protege mesmo? Qual ativo procurar nas embalagens? É que existem 3 tipos principais no mercado: os que contêm os ativos DEET repelente, Icaridina e o IR3535, e conhecer os detalhes que envolvem cada um deles é importante para evitar alergias e intoxicação. Confira todos os detalhes de cada um!
Repelente com DEET: o tipo mais comum no mercado
Os repelentes com "DEET repelente" são os mais comuns. Eles são bastantes eficazes e o tempo de proteção depende da concentração do ativo no produto: geralmente, são encontrados repelentes com 5% a 15%, que é o máximo indicado pela Anvisa. Com 5% de concentração, o DEET consegue proteger a pele durante 2 horas. Um detalhe importante sobre os repelentes com DEET é que eles podem ser aplicados até 3 vezes ao dia.
Repelentes com Icaridina: proteção de longa duração contra mosquitos
A Icaridina é um ativo de alta proteção contra os insetos e costuma aparecer nos repelentes em uma concentração de 20 a 25%. Essa quantidade garante uma proteção de cerca de 10 as 12 horas, e por isso, o item não precisa de tantas reaplicações ao longo do dia. Para quem tem a pele sensível ou histórico de alergias, a dica é consultar um dermatologista para conferir o uso da Icaridina no corpo.
Repelentes com IR3535: vantajoso para pessoas sensíveis
Os repelentes com IR3535 têm menos riscos de alergias e intoxicação, e o ativo costuma aparecer em uma concentração bem baixa - o que é vantajoso para pessoas sensíveis e com histórico de alergias e intoxicação. Esse tipo de repelente costuma proteger por até 2 horas e, por isso, precisa de reaplicações ao longo do dia.
Protetor solar com repelente: proteção dupla contra mosquitos e o sol
Um outro tipo de repelente é aquele que une protetor solar e proteção contra os mosquitos. O protetor solar com repelente geralmente tem o DEET repelente na fórmula, o que é vantajoso para a época de praia, piscina e viagens ao campo, onde a pele precisa estar bem protegida da ação dos raios solares - que podem ocasionar rugas e queimaduras - e da ação dos insetos. A concentração do DEET repelente costuma ser de 5% e consegue proteger a pele durante 2 horas, mesma duração de proteção do filtro solar comum.
Um detalhe importante sobre o protetor solar com repelente é que ele protege tanto quanto o repelente comum, já que a concentração de DEET não depende do nível de proteção, mas sim, do tempo em que o produto é reaplicado na pele.
Matéria publicada em 02 de março 2021, por Webedia.