Não existe melhor época do ano para mudar o visual que os primeiros dias de janeiro, quando o sentimento de renovação está em alta. Quem ainda não sabe o que vai fazer, pode se inspirar na lista feita pela Glamour britânica, com os 14 cabelos que vão dominar 2014. Cortes, penteados e estilizações, são várias as opções para quem quer fazer uma transformação radical ou apenas turbinar o visual - tudo dentro das tendências mais quentes da moda mundial.
Ondas de sereia
O ano definitivamente não será das superproduções e quase todas as tendências exalam naturalidade. Na passarela da Calvin Klein foi apresentada uma das principais apostas de 2014: as ondulações bagunçadas. No estilo sereia, as ondas não são definidas e têm um caimento despretensioso. Fazer tranças em pontos aleatórios do cabelo antes de dormir vai deixar o visual perfeito pela manhã.
Chanel curto e assimétrico
O long bob dominou 2013 conquistando celebridades como Keira Knightley, Reese Witherspoon e Beyoncé, mas em 2014 o chanel atualizado e mais curto estará em alta. Acima do queixo, o modelo assimétrico, com a parte frontal mais longa, vai estar ainda mais moderno e é uma alternativa perfeita para o calor do verão.
O mullet
O polêmico corte que fez sucesso nos anos 1980 com seus fios repicados, franjas curtas e madeixas mais compridas na parte de trás do pescoço está de volta. Desfiles das marcas Calvin Klein e Marc Jacobs foram responsáveis por trazer o estilo de volta e uma de suas musas é a top britânica Edie Campbell. Ao contrário do versão antiga, o corte agora sustenta uma inspiração rocker trazida pela onda do punk que dominou o mundo da moda nos últimos meses.
Ondas definidas, mas naturais
Para quem prefere ondas mais definidas, o visual usado no verão 2014 da grife Diane von Furstenberg é perfeito. Modeladas com babyliss largo, as ondulações ganham um ar mais glamouroso, mas mesmo assim precisam ser desfeitas e bagunçadas com os dedos para ficarem atualizadas. O estilo é ideal para entrar na tendência do beach hair, ondulado despojado que imita o efeito da água do mar nas madeixas.
Acessórios românticos
Quem quiser caprichar na produção e levar graça para o look em pouco tempo, pode investir em acessórios como as tiaras de flores do verão da grife Dolce & Gabbana. Eventos mais despojados e ao ar livre são oportunidades ideais para usar o adorno, que fica ainda mais perfeito e suave se alguns fios estiverem soltos em volta do rosto.
Liso chapado
Ele dominou as passarelas da temporada e foi a aposta de grifes como Chloé, Ralph Lauren e Balmain para o calor. Reto e com caimento pesado, o estilo carregou na maioria das vezes um brilho de cabelo saudável, que pode ser potencializado com algumas gotas de óleo na finalização.
"Corte tigela"
A aposta da Fendi é ousada e inclui o "corte tigela", popularizado nos anos 1960 pela inventora da minissaia, Mary Quant. Quem não tem coragem de usar o look completo, pode captar algumas informações como investir nos estilos geométricos ou na franja mais grossa, que promete ser sucesso em 2014.
Topete rocker
Com inspiração nos anos 1980, o volume na parte frontal aparece mais quadrado, característica típica da década. O modelo, que pode ser usado polido em um rabo de cavalo ou cheio de fios soltos, foi visto no desfile da Alessa no último Fashion Rio.
Topete desconstruído
Seguindo a linha de pouco esforço nos penteados em 2014, o topete que apareceu no desfile da Giambattista Valli é fácil de fazer e deve arrematar os looks nesse ano. Apenas prender um rabo de cavalo ou coque alto puxando bastante as laterais já cria esse volume, que pode ser potencializado com os dedos.
Topete estilo anos 1970
O volume clássico dos anos 1970 com ondas largas e cheias de volume voltou na forma de topete no último desfile da Giorgio Armani. Difícil de adaptar para as ruas, a inspiração pode ser usada de um modo mais minimalista, em um topete ondulado mais contido. O importante é manter o ar bagunçado que deixa a produção despojada.
Trança lateral despojada
As fãs de tranças podem adaptar o penteado para uma versão bem informal como a que apareceu no último desfile da Giles. Fios soltos e um trançado bagunçado, que pode ser no modelo tradicional ou no espinha de peixe, são o suficiente para deixar o visual na moda.
Franja lateral
Com o poder de deixar qualquer look feminino, a franja estará presente na cabeça das mais antenadas esse ano. A versão lateral exibida pela Lanvin acrescenta um charme extra ao estilo e também pede um ar mais bagunçado, com fios desorganizados e nada uniformes.
Efeito molhado
Junto com o liso chapado ele foi um dos maiores sucessos do verão 2014 nas passarelas internacionais e o modelo usado pela Gucci sintetiza bem o estilo. Com gel ou algum outro finalizador de textura molhada, basta pentear as madeixas para trás para alcançar o visual sexy e fresco que será símbolo da estação.
Penteados de inspiração masculina
Outra forma de usar o efeito molhado é apostar na androginia e recorrer a penteados polidos e colados à cabeça. O coque baixo do verão 2014 da Christian Dior é o estilo perfeito para ganhar um ar masculino e manter a elegância em uma festa ou no trabalho.