A barriga de fora e a calça mais larga são um claro sinal de que os anos 1990 estão de volta e, quando a moda traz roupas do passado, os cabelos acabam seguindo pelo mesmo caminho. Junto com a década do minimalismo vem também uma tendência que teve início em bandas icônicas da época, como o Nirvana e seu despenteado vocalista Kurt Cobain: o grunge. O visual podrinho desse movimento inclui madeixas onduladas de um jeito despreocupado e cheias de fios arrepiados.
Estilo tem feito sucesso nas passarelas
Há pelo menos duas temporadas o grunge tem dominado as passarelas mundiais e enchido o álbum de inspiração de mulheres mundo afora. Ainda nos desfiles da temporada inverno 2013, a grife Proenza Shouler apresentou um ondulado quase praiano, mas que já exibia o aspecto mais pesado característico do início dos anos 1990. Na temporada de primavera/verão 2013 foi a vez de Peter Som e Dries Van Noten apostarem na tendência, esta última de um jeito ainda mais radical. Além dos fios despretensiosamente ondulados e arrepiados, a grife ainda pintou a raiz das modelos com lápis marrom para dar a impressão desleixada de que os fios não foram retocados.
O último da lista a mergulhar no grunge e mostrar que o estilo ainda está em alta foi Alexander Wang em seu desfile verão 2014. Com uma sutil referência rocker, as modelos exibiam um visual mais andrógino com madeixas repartidas ao meio e posicionadas atrás das orelhas.
Visual com madeixas de "ondas podrinhas" pode ser simples ou glamouroso
O ar sujinho das madeixas não é mais completado pelo jeans surrado e camisa xadrez de antes. Essas peças podem até continuar a ser usadas, mas a julgar pelos últimos desfiles elas recebem toques de dourado e estampas florais em uma espécie de hi-lo que equilibra o look. Adicionar um pouco de glamour ao visual deixa as ondas podrinhas ainda mais interessantes e evita uma impressão caricata.