Meio seca e meio oleosa: essa é a principal característica da pele mista. Por isso, para não comprometer nenhum dos lados, o segredo é seguir uma rotina de cuidados que consiga equilibrar o melhor dos dois mundos para deixar a cútis sempre bonita e saudável. Se você faz parte desse grupo e ainda não sabe como equilibrar o tratamento, seus problemas acabaram: confira a lista com as principais dicas e aprenda!
1 - Não descuide da limpeza da pele
Qualquer tipo de pele precisa de uma limpeza caprichada para, além de deixar o rosto livre de impurezas, impedir que os poros fiquem entupidos ou aumentar a oleosidade. Sendo assim, a recomendação é usar um sabonete mais leve - que limpe sem ressecar demais - pela manhã e antes de dormir, fazendo movimentos circulares para garantir que o produto penetre em cada canto da cútis e enxaguando com água gelada para fechar os poros.
2 - Use um hidratante de dupla ação
Como a pele mista se caracteriza pela parte seca e a oleosidade na "zona T" - área que compreende a testa e o nariz -, uma dica importante para equilibrar os cuidados é usar um hidratante de dupla ação. Ou seja, um produto que consiga dar a hidratação necessária às partes mais ressecadas e ajudar a controlar o brilho excessivo nos pontos mais comprometidos.
3 - Faça esfoliação na parte seca e oleosa em dias diferentes
Embora muita gente se esqueça, a esfoliação é um cuidado indispensável na rotina de beleza. Além de garantir a remoção das impurezas e células mortas, ela também tem a função de desobstruir os poros e ajudar a combater os sinais da idade, garantindo vitalidade e maior regeneração da pele. Mas, para gerar bons resultados e não sofrer com o efeito rebote, é necessário seguir a frequência mais indicada de acordo com o tipo da sua cútis.
Como a mista tem características da oleosa e da seca, a dica para fazer o procedimento sem negligenciar nenhum dos lados é fazer a esfoliação com um espaço de tempo diferente em cada área - uma vez por semana na "zona T" e a cada 15 dias nos outros pontos do rosto.
4 - Nunca durma de maquiagem
Não dormir de maquiagem é um cuidado que não deve ser ignorado por nenhum tipo de pele. Mas, para as oleosas e mistas, ele se torna ainda mais importante para que o acúmulo de produtos não acabe aumentando ainda mais a produção de sebo. Por isso, tenha sempre o cuidado de retirar toda a make com um demaquilante ou água micelar - sendo esta última ainda mais indicada por conter uma fórmula mais leve e livre de óleos que podem aumentar a produção de óleo.
5 - Use protetor solar de fórmula oil-free e textura gel-creme
Outra dúvida muito comum entre as donas de pele mista é em relação à escolha do protetor solar, já que usar o específico para pele oleosa ou seca poderá prejudicar um dos lados. Mas a boa notícia é que existem produtos que conseguem proteger a pele combinando as duas versões: os que contam com uma composição livre de óleo - as chamadas "oil free" - e uma textura em gel-creme, que ajuda a manter a hidratação da cútis sem aumentar a oleosidade da "zona T"
Matéria publicada em 23 de Março de 2021, por Webedia..