Na hora de lavar os cabelos, a maioria dos homens que mantém os fios curtos ignora o condicionador no final da lavagem por acreditar que o produto não é uma necessidade. Enquanto os shampoos são sempre lembrados por eliminarem a oleosidade do couro cabeludo, o responsável por fechar as cutículas e selar a hidratação costuma ser deixado de lado. Mas será que isso está certo ou a prática pode acabar prejudicando o cabelo? Confira!
Condicionador é indispensável para manter a hidratação dos fios masculinos
Por terem os cabelos curtos e bem mais fáceis de cuidar, muitos homens acreditam que o condicionador é desnecessário na rotina de cuidados, ou até que pode deixar os fios oleosos. Mas, ao contrário do que a maioria pensa, o produto não serve apenas para as mulheres ou o público masculino que usa os fios compridos: ele conta com benefícios para todas as texturas e tipos de cabelo!
Assim como o shampoo é usado para retirar as impurezas e resíduos de produto que se acumulam no couro cabeludo, o condicionador é aplicado na etapa final da lavagem para fechar as cutículas que foram abertas na etapa da limpeza, manter a hidratação e deixar os fios mais macios, brilhosos e com aparência sedosa.
Sendo assim, os homens que adicionam o produto na rotina de cuidados têm a vantagem de exibir cabelos mais bonitos e saudáveis - principalmente, se eles forem mais ressecados. É a ausência do condicionador pode não causar danos às madeixas, mas as deixa mais frágeis e propensas a sofrer com as agressões externas.
Considere seu tipo de cabelo na hora de escolher o condicionador e aposte nas versões fortificantes
Embora existam alguns produtos específicos para cabelos masculinos, as versões tradicionais, também podem ser usadas na etapa final da lavagem. O segredo para acertar a escolha é simples: observar a textura e as particularidades do fio para comprar aqueles que atendam às necessidades dele.
Se o cabelo for liso e oleoso, por exemplo, a dica é apostar em condicionadores de fórmula mais leve para evitar o aumento da oleosidade e o aspecto pesado. Mas, se eles forem superressecados e não muito curtinhos - como os cacheados e crespos volumosos -, o ideal é investir nas mais hidratantes para resolver o problema.
Além disso, como os homens são os mais afetados pela queda e calvície, outro truque importante é usar condicionadores que tenham componentes que ajudem a fortalecer a fibra capilar - como os ricos em arginina, por exemplo.
Cabelos rentes à cabeça dispensam o uso do produto
Você já entendeu que o cabelo precisa do produto para selar a hidratação e exibir uma aparência mais bonita. Mas, fica a dúvida: isso também vale para os homens que usam os fios bem curtinhos, rentes à cabeça?
A resposta é "não". E a razão para isso é bem simples: além de não haver necessidade, o produto pode obstruir os poros do couro cabeludo, aumentando a oleosidade! Assim como é indicado para as mulheres, os homens também devem usar o condicionador apenas nas pontas para que a raiz não fique oleosa ou com acúmulo de produtos. Nos curtos que ainda exibem a textura do cabelo, é possível tomar um cuidado a mais na hora da aplicação e usar o produto apenas nas pontinhas - o que não é possível nos fios que são cortados bem rentes à cabeça.
Condicionador deve ser aplicado em dias alternados
Além de tomar o cuidado de concentrar o condicionador apenas nas pontas do cabelo, outra dica importante é usá-lo em dias alternados - principalmente, se os fios forem mais oleosos que o normal.
Por serem mais curtos, a chance do produto acabar pesando é um pouco maior. Por isso, mesmo para os homens que não deixam de molhar o cabelo no banho, a dica é aplicar o condicionador de dois em dois dias ou "dia, sim; outro, não". E o mesmo vale para o shampoo, já que os componentes limpantes do produto podem causar ressecamento se forem usados diariamente.
Matéria publicada em 06 de julho 2021, por Webedia.