A moda dos cabelos coloridos continua em alta! Dos tons super vibrantes ao pastel, essa é a tendência queridinha daquelas que gostam do fugir do tradicional e não tem medo de apostar em uma nuance mais ousada nas madeixas. No entanto, muitas mulheres de cabelo escuro acabam adiando a vontade de apostar em uma cor fantasia por causa da ideia de que só dá para conseguir o look com a ajuda da descoloração - um procedimento que nem todo mundo quer submeter os fios. Mas você sabia que esse passo não é obrigatório? Embora não dê para alcançar tonalidades mais suaves sem ele, é possível, sim, ficar com o cabelo colorido sem passar pelo processo. Saiba mais detalhes!
Cabelos escuros e virgens podem clarear até dois tons sem descoloração
Se você costuma colorir o cabelo e deseja mudar o tom tradicional para um fantasia, uma má notícia: não dá para conseguir o look sem recorrer à descoloração. O motivo para isso é o fato de tinta não clarear tinta, já que os pigmentos do produto não conseguem penetrar em uma fibra capilar que já foi colorida.
Por outro lado, aquelas que têm o cabelo escuro ainda virgem podem conquistar o visual moderninho mesmo que os fios não sejam descoloridos previamente. Com a ação da amônia abrindo as cutículas, as colorações permanentes conseguem alterar os pigmentos naturais e clarear até dois tons. Desse modo, quanto mais claro for o tom natural das madeixas, mais aberta a cor irá ficar.
Dicas extras:
Quer o cabelo em tom pastel? Então é melhor descolorir: Sem remover os pigmentos de cor dos fios, não dá para deixar o cabelo com a nuance mais clarinha e suave dos tons pastel. Se esse for o seu desejo, a recomendação é começar uma rotina de cuidados intensa -para fortalecer a fibra capilar e, depois, descolorir as madeixas.
Use tonalizantes para neutralizar a cor: Outra dica é contar com a ajuda de tonalizantes com reflexos acinzentados para anular as nuances avermelhadas que podem surgir no cabelo - já que o fundo de clareamento de quem tem a base escura é o vermelho, e só o cinza consegue neutralizá-lo.
Castanho claro também pode alcançar cor fantasia com colorações semipermanentes
Ainda está insegura em relação ao tom ou quer uma opção ainda menos agressiva para os cabelos? Então, a melhor opção é usar colorações semipermanentes! Embora durem bem menos nos fios, elas têm a importante vantagem de não modificarem a estrutura capilar - já que a fórmula é livre de amônia - e serem compatíveis com químicas de alisamento.
No entanto, por clarearem apenas um tom e meio, funcionam melhor nos cabelos naturais que não são tão escuros - como as nuances mais claras do castanho, por exemplo.
Quer apenas testar a cor fantasia? Aposte em soluções temporárias!
Para aquelas que desejam o cabelo fantasia apenas para alguma ocasião específica ou desejam testar cores mais vibrantes para pensar se querem ou não a descoloração, a dica é investir em uma alternativa temporária.
Spray e maquiagem para cabelo, por exemplo, são opções práticas para cobrir os fios e saem na hora da lavagem. Além disso, também dá para apostar nos apliques - que podem ser presos nos cabelos com tique-taques, grampos ou prendedores.
Matéria publicada em 02 de março 2021, por Webedia.