Ter cabelos coloridos com tons não convencionais como azul, rosa, roxo, verde ou laranja pode fazer parte dos sonhos de muitas mulheres, mas às vezes como restrições "estratégicas" podem adiar a vontade de desfilar com madeixas vibrantes por aí. Atualmente, há maior facilidade de encontrar tintas de cabelo com cores fantasia de diversos tons, possibilitando que esse sonho se torne realidade.
O blog de Beleza Extraordinária trouxe algumas dicas de como pintar e cuidar do cabelo colorido, para que você tenha um cabelo com cores vibrantes e super bem cuidado.
É possível alguém nascer com cabelo colorido?
Não há possibilidade de nascer com o cabelo colorido. A melanina, é uma proteína produzida pelas células de melanócitos, sendo assim a responsável por dar o tom dos fios. Desta forma torna-se inviável que o organismo produza pigmentos coloridos no bulbo capilar.
Como pintar o cabelo?
Para pintar o cabelo com uma tinta colorida, é necessário passar pelo processo de descoloração para que a cor possa pigmentar bem no fio e ter um resultado satisfatório e vibrante. O produto ideal para ter os fios coloridos é o tonalizante, uma vez que ele deposita o pigmento nos fios deixando com uma cor super vibrante. Ao escolher a cor, tenha a consciência de que por se tratar de uma coloração com pigmento com cores fortes, mesmo quando desbotar a cor não saíram completamente do fios, sendo necessário o retoque da mesma cor ou a substituição por uma cor análoga,evitando que seja necessário passar por um novo processo de descoloração para retirar completamente a cor dos fios.
Geralmente o tonalizante colorido é bem pigmentado e pode ser usado puro nos fios, mas se preferir você pode diluir o tonalizante em um creme branco para que a cor ganhe um intensidade mais baixa. Aplique o colorante por todo o cabelo, desde a raiz até as pontas e aguarde pelo menos 30 minutos para retirá-lo dos fios. Depois disso é só seguir com as etapas de finalização do cabelo colorido.
Cabelo com mecha frontal colorida
Para quem não quer ousar demais, a mecha frontal colorida é uma excelente aposta para deixar o cabelo colorido, porém com maior sutileza. Nesse caso, separe uma pequena mecha na parte frontal do cabelo e faça o procedimento de descoloração, seguido pela aplicação do tonalizante colorido com o tom de sua preferência. Desta forma o visual fica levemente descolado, usando apenas uma parte do cabelo.
Cabelo colorido nas pontas
O cabelo colorido nas pontas é uma ótima opção para quem quer se aventurar com os cabelos mais descolados, porém sem prejudicar toda a extensão do fio. Nesse tipo de coloração, pode ser usado o procedimento de descoloração para abrir o tom das pontas ou se o cabelo for mais claro, pode ser usado apenas o tonalizante colorido, para dar vida às pontas do cabelo.
Cabelo colorido na nuca
Conhecido também como underlayer, o cabelo colorido na nuca ganhou bastante destaque nas últimas temporadas graças a adesão de famosos ao visual. Nesse caso, é usado apenas uma parte do cabelo da região da nuca, para ser colorido. Por ficar embaixo do restante do cabelo, acaba sendo um visual mais discreto,mas que tem um charme inconfundível, principalmente ao fazer penteados como o rabo de cavalo ou o tradicional coque.
Cabelo completamente colorido
O cabelo completamente colorido exige muitos cuidados e maior manutenção da cor. Se o seu desejo é ter toda a extensão dos fios coloridos, provavelmente será necessário passar por um processo de descoloração global para ter os fios com a cor desejada, mas se o seu cabelo for claro, o uso de descoloração pode ser dispensável, sendo necessário apenas usar os totalizante coloridos para colorir os fios.
Qual a melhor cor para pintar o cabelo de colorido?
O tipo de coloração para cabelos coloridos é o tonalizante, sendo o mais recomendado para usar nas madeixas. O tipo de tonalizante também é diferente, uma vez que para a sua diluição não é necessário o uso de água oxigenada, podendo ser usado um creme hidratante branco para diminuir a intensidade da cor ou realizar misturas que dão vida a outros tons.
Não há exatamente uma cor favorita que dê menos trabalho na manutenção, sendo que todas elas são difíceis de corrigir. Use uma cartela de cores análogas para saber quais os tons que são compatíveis com a cor escolhida, desta forma você pode usar outros tons sem precisar passar mais uma vez, pelo processo de descoloração nos fios.