Sabia que a maneira como você seca o cabelo influencia no resultado da finalização? Além de usar o shampoo correto e selar as cutículas com um bom condicionador, também é muito importante fazer esse passo levando em conta a textura do seu fio para que ele não acabe detonando sua finalização. Confira a matéria e aprenda o melhor procedimento para os lisos, ondulados, cacheados e crespos!
Toalha de microfibra é a melhor opção para retirar a umidade de todos os tipos de fio
Um erro muito comum que várias mulheres cometem é usar a toalha tradicional para secar os cabelos depois do banho. Mas você sabia que esse hábito, aparentemente inofensivo, pode prejudicar sua finalização? O motivo para evitá-la é bem simples: por contar com pequenos laços compondo a fibra do tecido, esse tipo de toalha gera um maior atrito em contato com os fios - o que causa o aumento do frizz, da porosidade e, até mesmo, quebra.
Sendo assim, para não correr o risco de prejudicar as madeixas e nem ficar com o efeito arrepiado antes da finalização, aposte nas toalhas de microfibra para fazer essa etapa - sem esquecer de tomar o cuidado de amassar as pontas delicadamente de cima para baixo em vez de esfregá-las. Além de serem compostas por um tecido mais delicado em contato com o cabelo, elas também são indicadas pela vantagem de absorver toda a umidade com maior facilidade.
Para quem não tem esse tipo de toalha em casa, o truque para parar já de usar a tradicional é reservar uma camisa velha de algodão para, com o mesmo movimento de amassar as pontas, secar bem os fios.
Cabelos lisos podem acelerar a etapa com secador
Quem tem madeixas lisas e deseja secá-las mais rapidamente, ou fazer uma finalização extra para deixar os fios mais alinhados, pode contar com a ajuda do secador! Para usar o aparelho sem prejudicar os fios, a recomendação é não usar um jato muito quente, tomar o cuidado de evitar a raiz e manter uma distância de mais de três centímetros do cabelo.
Antes de começar a secagem em si, tenha o cuidado de desembaraçar os fios usando um pente de dentes finos ou escova raquete, e de aplicar um finalizador com protetor térmico para que a fibra capilar não seja prejudicada pelo calor.
Truque do coque frouxo seca e finaliza cabelos ondulados de maneira rápida
As donas de cabelo ondulado podem apostar em truques para secar e reforçar as ondas do comprimento ao mesmo tempo - já que o uso do secador reforça a aparência lisa e o difusor nem sempre entrega o efeito natural desejado para esse tipo de textura. Dentre eles, uma opção prática e super fácil para esse método "2 em 1" é recorrer à técnica do coque frouxo - que consiste em aplicar creme de pentear nos fios e deixá-los presos no penteado até que estejam completamente secos. Nos dias em que tiver algum compromisso logo depois da lavagem, o segredo para não perder tempo é fazer o coque em casa e só desfazê-lo quando chegar ao seu destino.
Antes de fazer o truque, aposte em pentes de dentes largos ou mini-escovas arredondadas de mão para desembaraçar bem as madeixas, e tenha o cuidado de usar cremes de pentear de textura leve para que os fios não fiquem sobrecarregados, sem movimento e nem demorem muito para secar.
Cacheadas e crespas podem usar o difusor para definir e acelerar a secagem dos cachos
Quando a ideia é deixar o cabelo cacheado ou crespo secar ao natural, as etapas costumam ser as seguintes: retirar a umidade com toalha de microfibra ou camisa de algodão; desembaraçar os fios com um pente de dentes largos; aplicar um creme de pentear indicado para o seu tipo de cacho; e fazer uma finalização que favorece a textura - como a fitagem, por exemplo. Depois, é só esperar as madeixas secarem e amassar as pontas para desfazer o aspecto durinho deixado pelo produto.
No entanto, como nem sempre dá para esperar o cabelo secar por completo, vale ter um aparelho difusor em casa - acessório acoplado no bocal do secador que acelera a secagem e ajuda a modelar os cachos. Para não errar ou prejudicar os fios com essa ferramenta, além do uso de um protetor térmico, os cuidados que você precisa tomar são os seguintes: deixe a velocidade bem baixa para não causar frizz; não use jato muito quente próximo à raiz; e coloque mecha por mecha dentro do difusor antes de ligá-lo.
Matéria publicada em 13 de maio de 2021, por Webedia.