As donas de fios cacheados sabem que esse tipo de cabelo exige cuidados muito específicos. Na hora da secagem a história não é diferente e alguns movimentos certos podem fazer toda a diferença no resultado final. Para ganhar cachos hidratados, sem frizz e com o volume ideal, acompanhe as dicas da cabeleireira Bárbara Giriotas, especialista no assunto.
Toalha, camiseta ou papel toalha - qual a melhor alternativa para secar os cachos?
Alguns hábitos já são tão enraizados na rotina que ninguém desconfia de sua eficácia. É o caso da toalha de banho comum, que causa frizz nos cabelos cacheados e deve ser evitada sempre que possível. Nesse quesito Bárbara é categórica em afirmar que a delicadeza e o poder de absorção do papel toalha configuram a melhor opção entre todas: "esse tipo de fio tem a cutícula irregular, então quanto menor o atrito, melhor vai ser a textura e mais fácil será para manter o formato original", revela.
Apesar da indicação prioritária do papel toalha, a profissional diz que uma alternativa mais prática e econômica está em usar algum tecido de algodão como uma camiseta ou fralda de pano: "essa opção também é delicada, absorve bastante e pode ser lavada como uma toalha para continuar a ser utilizada", conta.
Depois de tirar o excesso de água com alguma dessas alternativas já citadas, vem a hora de passar o leave-in e a partir daí o cabelo pode secar naturalmente. Quem tiver pressa ou quiser um acabamento especial com definição e bastante volume pode recorrer ao difusor que a cabeleireira Bárbara ensinou exatamente como usar.
Temperatura, encaixe e posição: descubra como usar o difusor
O primeiro ponto a ser observado é a hora de regular o aparelho. "A velocidade deve estar sempre na mais baixa para evitar que o vento cause frizz", explica a cabeleireira, ressaltando que com a temperatura a história é diferente: "o jato de ar pode ser usado no nível mais quente em todo o comprimento, esfriando apenas quando for usado próximo a raiz - dessa forma o couro cabeludo não corre o risco de ser prejudicado", indica.
A forma de posicionar o aparelho também rende resultados diferentes nas madeixas. A cabeleireira ensina que a maneira correta é separar uma mecha, colocá-la dentro do difusor e só então ligar o aparelho. Quem quiser um volume discreto basta inclinar a cabeça para o lado enquanto segura o secador, mas se a intenção é conseguir bastante volume Bárbara indica que a pessoa se sente em algum lugar e seque os fios com a cabeça para baixo.
Segundo a profissional, três minutos costumam ser suficientes para cada mecha, mas esse tempo pode variar dependendo da espessura dos fios. Já o modelo a ser usado não faz diferença: "aqui nós usamos aquele da 'mãozinha', mas os truques funcionam também com os difusores comuns que carregam bolinhas nas pontas", diz.
Matéria publicada em 05 de Fevereiro de 2021, por Webedia.