Cortes regulares são os melhores amigos dos fios, já que retiram as pontas secas e dão vitalidade aos cabelos sem influenciar muito no comprimento, mas muitas mulheres ainda temem este momento, adiando a visita ao salão ao máximo. Para quem gosta de fios longos, as pontas secas podem ser o maior pesadelo, mas há algumas formas de as tratar e camuflar para prologar o tempo entre cortes. Confira 6 truques para evitar o problema!
1 - Use um pente de dentes largos para diminuir os danos
O primeiro passo para se ver livre das pontas secas é prevenir o problema, por isso vale adotar alguns hábitos que evitam o seu aparecimento. Invista em um pente de dentes largos para desembaraçar os fios e dispense as escovas, que podem abrir ainda mais a cutícula. Depois do banho, com os cabelos ainda úmidos, vá deslizando lentamente o pente pelos cabelos, até acabar com todos os nós.
2 - Invista em ferramentas quentes de qualidade
Embora possa parecer tentador comprar o secador ou babyliss mais baratos, muitas vezes estas ferramentas não oferecem a proteção adequada para evitar danos nos seus fios. O calor é o grande inimigo das pontas duplas, e é muito importante investir em utensílios de qualidade que não queimem os seus cabelos. Além disso, vale incluir o protetor térmico na rotina de beleza. O produto cria uma camada protetora no fio, não deixando que o calor detone as fibras capilares.
3 - Seja sempre o mais gentil possível com os fios
É muito importante tratar os seus fios com o máximo cuidado possível, pela sua natureza frágil e quebradiça. Sempre desembarace os fios lentamente e invista nos melhores produtos para cuidar deles, e, na hora de fazer penteados, aposte em grampos com pontinha de silicone e use sempre elásticos revestidos e sem peça metálica.
4 - Redobre a hidratação e aposte em produtos reparadores
Para disfarçar as pontas duplas, o passo mais importante é a hidratação e reparação. Para isso, invista em uma boa linha de shampoo, condicionador, creme de pentear e de tratamento de reconstrução dos fios, que combata o ressecamento ao mesmo tempo que fortalece o folículo, para devolver o brilho às suas mechas. Além disso, vale sempre finalizar o visual com algumas gotas de óleo capilar, que sela as pontas duplas para um acabamento ultra polido.
5 - Cabelos tratados quimicamente precisam de cuidados extra
Quem alisa ou colore os cabelos sabe como a química pode detonar os fios, caso não haja alguns cuidados específicos. Se quer fugir das pontas duplas, o ideal é ficar de olho na combinação dos tratamentos, já que alguns podem ser incompatíveis e causar desde pontas ressecadas até o corte químico. Além disso, nestes casos a hidratação deve ser redobrada, e os produtos reconstrutores são uma excelente opção para repor a massa perdida.
6 - Aprenda a secar os fios da maneira correta
Por fim, cabelos longos e bem escovados são uma poderosa arma de beleza, e nada como aprender a estilizá-los sozinha e sem causar danos aos fios. Primeiramente, aplique uma boca de ar no secador para direcionar o ar quente agilizando o processo, e retire 90% da umidade dos fios secando-os para baixo. Desta forma, economizará bastante tempo na hora de dar forma aos cabelos, já que os fios ficarão muito mais lisos, e depois é só dar um jeito final com a escova redonda.
Matéria publicada em 18 de março de 2021, por Webedia.