Mesmo com uma rotina de cuidados com a pele bem regrada, não tem jeito: sempre existem alguns agentes externos que causam danos à beleza do rosto, formando rugas, espinhas, ressecamento... Além dos raios ultravioleta, dos níveis de umidade no ar ou até do vento, a poluição é outro grande vilão da saúde da pele. Mas você sabe como se proteger dos efeitos tóxicos do meio ambiente? Confira o plano de ação para combater desde já os problemas!
1. Invista em cremes ricos em vitaminas e antioxidantes
Já reparou como a sua pele simplesmente parece mais bonita e viçosa depois de umas férias ou final de semana no campo? Além da diminuição dos níveis de estresse, o ar limpo é determinante para a aparência da pele. O contrário acontece nas grandes cidades: a produção exagerada de monóxido de carbono diminui o metabolismo celular, desequilibra os níveis de água e óleo e ainda obstrui os poros, causando rugas, espinhas e cravos. Assim, o primeiro passo é inserir ingredientes reparadores na rotina, como as vitaminas com propriedades antioxidantes e o retinol.
2. Antes de tudo, proteja a pele do sol
Não adianta combater a ação dos radicais livres com antioxidantes se eles continuam se formando na pele por causa da exposição solar! O ideal mesmo é prevenir a sua formação com um filtro adequado, de FPS 30 ou superior. A aplicação do protetor solar é indispensável, e para não esquecer de reaplicar o produto pelos menos duas vezes ao dia nas regiões mais expostas, como rosto, pescoço, colo e mãos, que tal deixar um lembrete no celular?
3. Crie uma rotina purificante, com esfoliação e máscaras detox
Depois de todos os cuidados com a prevenção e combate à poluição, é importante também tratar o rosto para retirar todas as impurezas já instaladas por conta desse agente. A limpeza de pele periódica é fundamental, mas no dia a dia, é importante sempre limpar muito bem o rosto ao chegar em casa. A esfoliação, uma a duas vezes na semana, ajuda a desobstruir os poros e facilita a oxigenação da pele, assim como as máscaras purificantes, de ação detox, que também são fundamentais para quem vive em cidades agitadas.
4. Previna a sensibilidade com bastante hidratação
Com o ressecamento causado pela poluição, surge um outro problema: a sensibilidade. Ela acontece quando a barreira protetora da pele, composta por óleos, fica comprometida por conta da falta de hidratação. Assim, é importante usar produtos de limpeza mais suaves no dia a dia, como uma água micelar, e sempre hidratar bastante o rosto. Se a sua pele for oleosa, opte pelas fórmulas mais suaves e à base de água, que cumprem a tarefa perfeitamente.
Matéria publicada em 12 de maio 2021, por Webedia.