Quem tem cabelos mistos precisa de cuidados redobrados pela mistura de oleosidade e ressecamento nas madeixas. Por causa da raiz mais oleosa, a vontade de lavar os fios todos os dias acaba aparecendo, mas a ideia não parece ser a solução ideal para as pontas mais ressecadas - e aí surgem as dúvidas sobre a melhor maneira de organizar essa rotina. Pensando nisso, conversamos com o cabeleireiro Ale Crema para saber a frequência ideal para lavagem e os demais cuidados indispensáveis na hora do banho. Confira!
Lavar em dias alternados é a melhor opção para cabelos mistos
Por causa da oleosidade na raiz, ficar um dia sem lavar o cabelo pode ser uma tarefa difícil; mas, para as donas de fios mistos, essa é a solução ideal para evitar o ressecamento das pontas e o aumento de óleos no couro cabeludo. Pode parecer contraditório que a lavagem em excesso aumente a produção de sebo, mas existe explicação: as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção do óleo, acabam trabalhando mais ao perceberem que a região está ressecada; por isso, a lavagem diária - e, principalmente, a que se faz utilizando o shampoo duas vezes no mesmo dia -, além de prejudicar as pontas, só aumenta o indesejado aspecto oleoso.
Segundo o cabeleireiro Ale Crema, o ideal é lavar o cabelo em dias alternados para que os fios consigam respirar sem ficar com a aparência de sujos: "Por se tratar de raiz oleosa, o couro cabeludo fica com aparência suja mais rapidamente, então, recomendo lavar, de preferência, um dia sim e outro não. Lembrando que a oleosidade controlada é benéfica para o couro cabeludo", explica.
O condicionador deve ser usado apenas nas pontas
Além de acertar a frequência de lavagem dos cabelos, é preciso tomar cuidado com os produtos que são utilizados debaixo do chuveiro - como o condicionador e máscara de tratamento, por exemplo. Sobre eles, Ale Crema alerta: "Esses produtos mais oleosos e hidratantes devem ser usados somente nas pontas; nunca na raiz, em nenhum tipo de cabelo. Nessa parte, a limpeza deve ser feita apenas com shampoo e com massagem circular no couro cabeludo".
Para que as pontas não sejam prejudicadas, é fundamental que o shampoo seja aplicado apenas na raiz; o comprimento também será limpo, mas apenas com os resíduos do produto que cairão durante o enxágue. Caprichar na aplicação do condicionador e na máscara também é um dos segredos para que os fios ressecados fiquem mais hidratados: "Recomendo que a aplicação seja feita enluvando as mechas", explica Ale.
Enxaguar com água fria é o segredo para fios brilhosos
Depois do uso do condicionador - e da máscara de tratamento, se for feita uma hidratação no dia, por exemplo -, o ideal é enxaguar os cabelos com água fria. O jato quente não é a melhor opção porque pode dilatar as cutículas, causando, assim, descamação e caspa; já o gelado, tem o benefício de selar as cutículas e garantir o brilho. Para quem não gosta da temperatura baixa no banho, a dica é fazer, pelo menos, o último enxague com a água gelada.
Matéria publicada em 24 de fevereiro 2021, por Webedia.