A oleosidade excessiva da raiz é um dos problemas capilares mais comuns entre as mulheres, que sempre tentam arrumar novas soluções para o resolver. Uma delas, comum entre quem tem o cabelo muito oleoso, é o hábito de deixar a hidratação de lado, que além de não ajudar a combater o problema, só prejudica as mechas. Confira 4 dicas úteis e aprenda como fazer hidratação nos cabelos oleosos e mistos.
Passo 1. Aposte no shampoo de limpeza profunda para deixar os fios bem limpos antes do tratamento
O primeiro passo para um tratamento de hidratação no cabelo oleoso e misto é usar um shampoo de limpeza profunda, para abrir bem a cutícula dos fios. No caso dos cabelos oleosos, o ideal é apostar em uma fórmula de limpeza profunda, ultra higienizante, para evitar que os fios pesem depois de todo o processo e ainda para deixá-los prontos para receber a máscara. O pré-shampoo é uma excelente opção, assim como os shampoos para cabelos mistos que também entregam um ótimo resultado.
A linha Pure Hialurônico conta com duas opções, ambas com os benefícios hidratantes do ácido hialurônico e a ação antioleosidade do ácido salicílico. O Shampoo Hidra Purificante garante a limpeza intensa na raiz do couro cabeludo e a hidratação para o comprimento do cabelo. Já o Shampoo Micelar Antioleosidade pode ser utilizado intercalando as lavagens no cronograma capilar, ele é um tratamento mais intenso que deixa o cabelo 2x mais limpo e é ideal para o couro cabeludo oleoso, já que conta com um aplicador que facilita o uso.
Passo 2. Escolha uma máscara de hidratação com propriedades purificantes
Todos os tipos de cabelo precisam ser hidratados, mesmo os mais oleosos, já que o óleo produzido no couro cabeludo nem sempre chega às pontas dos fios, o que faz com estas fiquem secas e quebradiças. Por isso, é muito importante introduzir este cuidado na sua rotina.
Na hora de comprar a sua máscara de hidratação, preste atenção à especificação do produto. Escolha máscaras de tratamento desenvolvidas para cabelos oleosos e mistos. A linha ure Hialurônica conta com a Máscara de Tratamento Reequilibrante 72h, também enriquecida com ácido hialurônico e ácido salicílico, ela promove uma hidratação intensa e purificante para os fios, hidratando o comprimento e evitando a oleosidade nesta região. Outro ponto importante na hora de fazer hidratação nos cabelos oleosos, é evitar aplicar o creme de tratamento no couro cabeludo, pois isso pode entupir os folículos capilares e incentivar a produção de mais sbo na região.
Passo 3. Aplique e massageie o produto apenas no comprimento e pontas
Chegou a hora de aplicar a máscara nos cabelos. A oleosidade se forma no couro cabeludo e acumula especialmente na raiz, criando o aspecto de cabelo sujo um ou dois dias após a lavagem. Para evitar agravar o problema, prefira aplicar o produto sempre no comprimento dos fios, evitando ao máximo a raiz.
Depois, massageie com os dedos durante alguns minutos, especialmente nas pontas, que geralmente apresentam um maior nível de ressecamento. Para finalizar, aposte em um condicionador específico para fios oleosos, para ajudar a fechar as cutículas e manter os nutrientes por mais tempo na fibra capilar.
Passo 4. Repita o tratamento de duas em duas semanas
Uma recomendação comum para quem tem cabelos secos e danificados é repetir a hidratação profunda semanalmente, para dar consistência ao tratamento. No entanto, quem tem cabelos oleosos e especialmente os mais lisos e finos, não precisa fazê-lo com tanta frequência. Opte por hidratar os fios com uma máscara a cada 15 dias, para deixá-los nutridos, leves e cheios de brilho. Com essas dicas, sua hidratação para cabelos oleosos vai gerar resultados eficientes.