Espremer os cravos pode parecer a opção mais rápida para lidar com o problema que teima em surgir principalmente no nariz e no queixo, mas é preciso tomar bastante cuidado: antes que marcas indesejadas detonem a pele, é importante conhecer a forma certa para eliminar tranquilamente os pontinhos pretos e brancos da face. Preparar a derme, higienizar as mãos e investir em produtos diários para a rotina de beleza, por exemplo, podem fazer verdadeiros milagres no combate a esse problema. Confira na matéria esse e outros truques!
Sempre prepare a pele antes de espremer os cravos
Em geral, a dica de ouro é conter a ansiedade, portanto, assim que notar um cravinho no rosto, nada de cutucá-lo imediatamente! O primeiro passo é higienizar bem as mãos e o rosto com um sabonete neutro para evitar irritações e sensibilidade. Em seguida, para que o processo não seja dolorido e o pontinho não inflame no rosto, o ideal é abrir os poros com a ajuda de uma vaporização. A dica é encher uma vasilha com água quente e colocar o rosto em cima do vapor por 15 minutos, com uma toalha por cima da cabeça.
Cravos doloridos não devem ser extraídos
Outro segredo valioso para limpar a pele da forma certa é respeitar que nem todos os cravos podem ser retirados - e isso vale durante a limpeza de pele caseira também. A regra é que esses comedões não podem estar inflamados e devem apresentar a pontinha branca ou escura em destaque. Dessa forma, o problema não será confundido com o filamento sebáceo, que também está presente na pele, mas não deve ser removido pois promove a hidratação natural da derme.
Use as ferramentas certas durante a extração
No cenário ideal, a melhor forma de remover um pontinho preto ou branco do rosto é usando um extrator feito de aço inoxidável e próprio para essa tarefa. No entanto, para quem não tem a ferramenta em mãos, vale usar a pontinha dos dedos - só que com muito cuidado! O correto é envolver os dedos indicadores em lenços de papel, pressionando o cravo pelas laterais. Nesse caso, ainda é válido lembrar que os lencinhos precisam ser trocados frequentemente durante o processo.
Se o cravo não sair de primeira, não force a extração
Sabe aquele cravinho que, quanto mais aperta, menos parece querer sair do lugar? Não insista nele! Forçar demais ao espremê-lo pode irritar a pele e prejudicar ainda mais a situação, portanto, anote a dica: se o pontinho não sair com facilidade de dentro do poro, pare o procedimento e tente extraí-lo novamente alguns dias depois. Evite manchas e inflamações desnecessárias na cutis!
Use produtos que equilibrem a pele e limpem os poros diariamente
Quem lida diariamente com a oleosidade na pele já reparou que os cuidados precisam ser diários - e, principalmente, não podem ser feitos de qualquer forma. Sendo assim, para que os cravos não sejam companheiros eternos, usar os produtos corretos no ritual de beleza da derme é o segredo para eliminar naturalmente esse problema e, aos poucos, torná-lo cada vez menos recorrente.
Para as menos dedicadas à limpeza de cada dia, a melhor saída é investir em produtos que otimizem o trabalho e ofereçam limpeza, hidratação e equilíbrio à pele de uma só vez, sendo mais práticos e simples de inserir na rotina e na necessaire para qualquer ocasião.
Matéria publicada em 02 de julho de 2021, por Webedia.