Os apliques de cabelo estão super em alta e cada vez mais mulheres aderem à tendência para renovar o visual. Se você quer criar mais volume ou aumentar o comprimento dos fios, o aplique pode ser uma ótima opção. Mas não basta fazer a aplicação: para o seu cabelo ficar lindo também é preciso cuidar das extensões.
Você sabe quais são os cuidados indispensáveis que você precisa ter depois de colocar o aplique? Separamos 4 dicas com o que você precisa fazer - e o que é melhor deixar de lado - para deixar o cabelo com extensão ainda mais bonito e saudável.
1- Não lave o cabelo todo dia
Se você tem o costume de lavar o cabelo diariamente, é melhor repensar o hábito depois de aplicar a extensão. Lavar todos os dias pode deixar o aplique ressecado, por isso o ideal é alternar os dias de lavagem. Use o shampoo para combater a oleosidade apenas no couro cabeludo e opte por um produto mais hidratante no comprimento e nas pontas dos fios.
O condicionador também deve ser usado apenas no comprimento do cabelo, sem passar na raiz. Lembre-se de enxaguar bem, para não acumular produto nas pontinhas dos fios.
2- Cuidado na hora de pentear os fios
Para não danificar o aplique, o ideal é desembaraçar o cabelo apenas com os dedos. Se você não conseguir se adaptar a isso, tudo bem: dê preferência para os pentes de dentes largos ou escovas de cerdas grossas e penteie com bastante cuidado.
Isso porque os pentes mais finos podem prender da cola ou nos microanéis e acabar danificando o aplique.
3- Chapinha é permitida, mas com cuidado
A chapinha não é proibida, mas é preciso tomar cuidado na hora de usar. Se você optar por uma extensão fixada com cola de queratina, não passe a chapinha sobre a cola, já que ela pode derreter quando exposta a altas temperaturas. Se isso acontecer, o aplique pode soltar.
Mas não precisa ter medo do secador: ele está liberado para todos os tipos de aplique, desde que você use um finalizador com proteção térmica para proteger as pontas e evitar que ressequem. A Gota Extraordinária é ideal para isso, já que nutre os fios e evita os danos causados pelo calor.
4- Preste atenção ao tempo de manutenção
Para deixar o cabelo com aplique lindo, é preciso fazer a manutenção periodicamente. O tempo de retoque pode variar de acordo com a técnica escolhida e com o tempo de crescimento dos fios. Por isso, é importante consultar um cabeleireiro especializado em extensões para decidir de quanto em quanto tempo a manutenção deve ser feita.
Além de melhorar a aparência, o retoque é fundamental para evitar que o cabelo fique frágil ou quebradiço.
5- Mantenha sua rotina de cuidados
Assim como o seu cabelo, o aplique também precisa de cuidados específicos para ficar saudável e brilhoso. Se você já segue um cronograma capilar, é só continuar fazendo a reconstrução, hidratação e nutrição dos fios - incluindo o seu cabelo natural e as extensões.
No dia a dia, aposte em produtos finalizadores para evitar que as pontinhas fiquem ressecadas. Você pode escolher um leave-in ou um óleo capilar, de acordo com a sua preferência.
Matéria publicada em 26 de março 2021, por Webedia.