Segundo especialistas, a melhor maneira de acertar a tonalidade dos fios é prestar atenção no próprio tom de pele. As mulheres negras são previligiadas por possuírem uma cútis que guarda diferentes combinações de tons que adaptam-se com naturalidade. Entre os mais escolhidos aparecem o castanho e o preto, por serem cores coringas que casam super bem com quase todas as tonalidades de pele. Segundo o colorista Anderson Couto, existem diversos tipos de tons castanhos: "o mais usados pelas mulheres negras são o castanho dourado e o acobreado."
Escolha o tom ideal
Para escolher o tom ideal da tintura para a pele negra, o colorista ensina: "deve-se levar em conta a cor da pele, dos olhos e principalmente do cabelo. Se o cabelo estiver danificado, nenhuma coloração ficará boa. Ao contrário do que parece, os cabelos crespos são muito sensíveis", explica o colorista.
Pele negra clara, escura e mulata
Apesar da diversidade de colorações, Anderson aconselha tons entre o marrom e o chocolate para as negras com a pele mais escura. Já para as mais claras: "gosto do avelã ou o mel, que é um pouco mais claro" e acrescenta sobre criar mechas: "as mechas mais claras nas pontas iluminarão o rosto, só não recomendo clarear a raiz".
A pele mulata tende a ter uma pigmentação mais amarelada, por isso possui mais facilidade em se adaptar a diferentes tons. "A mulata combina com todos os tons de castanho, avelã, mel, marrom ou chocolate. Evitaria apenas os castanhos avermelhados e acobreados", ensina Anderson.
Banho de brilho para potencializar a cor
Ao tingir as madeixas, pode-se pensar que a manuntenção baseia-se apenas em retocar as raiz, mas vai além disso: "no meu salão, faço um banho de brilho nas clientes". O processo nada mais é que uma mistura de máscara hidratante com tonalizante da cor que o cabelo foi pintado e o resultado será um cabelo bem tratato com a cor reavivada.
Para não ter cabelos desbotados e com aparência "queimada" por conta dos raios solares, utilize protetores solares para cabelos antes de se expor ao sol.
Duração potencializada
Para potencializar a durabilidade da cor, Anderson recomenda: "é importante usar shampoo e condicionador para cabelos coloridos na manutenção em casa." Outra dica importante do profissional, é trocar o condicionador por uma máscara hidratante.
Matéria publicada em 12 de abril de 2021, por Webedia.