Você já ouviu falar que produtos com colágeno fazem bem para a pele, mas ainda não sabe exatamente o por quê? Ele é uma proteína que existe em todos os tecidos do organismo, e é o responsável pela sustentação da pele. Ou seja, sem ele a pele fica flácida, com linhas de expressão e com rugas; já com o colágeno em um nível bom, a pele fica lisa, com aparência saudável e viçosa. Ao longo da idade, é normal que o corpo vá parando de produzir proteína, e é por isso que cremes e tratamentos anti-idade começam a entrar em cena. Saiba mais detalhes e veja como o colágeno é vantajoso para a pele!
Colágeno age na formação das fibras que esticam e dão firmeza à pele
A pele do corpo tem várias camadas e o colágeno se concentra em fibras dentro delas. Desse modo, ele consegue fazer com que a pele fique esticada e firme, ao invés de enrugada e flácida. Até os 25 ou 30 anos, o organismo produz colágeno frequentemente, mas a partir dessa idade, sua produção vai diminuindo naturalmente.
Mas além dessa queda natural de produção, alguns hábitos e fatores externos podem contribuir para a quebra das fibras de colágeno já existentes no corpo. Tomar sol sem protetor solar, por exemplo, é um deles: os raios ultravioletas, quando absorvidos pela derme, são capazes de destruir o colágeno em uma velocidade muito maior, contribuindo para o envelhecimento precoce da pele.
Como tentar manter o colágeno na pele: protetor solar, boa alimentação e creme anti rugas
Apesar de diminuir sua produção ao longo dos anos, enquanto se é jovem o colágeno pode ser mantido na pele com alguns hábitos saudáveis, como proteção solar diária e uma boa alimentação com vitaminas A e C. Ao penetrarem na pele sem protetor solar, os raios aceleram a quebra das fibras de colágeno, causando a tão temida flacidez e, consequentemente, as rugas e as linhas de expressão. As vitaminas podem ser absorvidas através da alimentação, mas elas também podem ser encontradas nos cremes antirrugas próprios para a faixa dos 30 anos. Esses produtos costumam conter vitaminas A, C e E, além de Retinol, que ajudam a estruturar o colágeno na pele.
Como estimular o colágeno: cremes com Pro-Xylane, ácidos e tratamentos de estética
Depois dos 30 anos, o colágeno vai diminuindo sua intensidade na pele, mas é possível segurar essa quebra de proteína e deixar a pele livre de rugas, flacidez e linhas de expressão - principalmente os temidos bigode chinês ao redor da boca e pés de galinha ao redor dos olhos. A dica é apostar em cremes que tenham ativos como Pro-Xylane, Phyto-Active e Elastiflex. Confira como age cada um deles:
Pro-Xylane: É uma molécula de origem vegetal capaz de deixar a pele mais densa e firme. Por ser uma molécula pequena, ela consegue agir diretamente nas fibras de colágeno.
Phyto-Active: É um ingrediente firmador que consegue redefinir os contornos do rosto e dar firmeza à pele
Elastiflex: É um complexo que multiplica e reforça a rede de fibras de elastina, deixando a pele mais firme e com uma textura uniforme, sem ondulações ou rugas.
Matéria publicada em 13 de abril 2021, por Webedia.