O colágeno é uma das substâncias que mais ajuda a rejuvenescer a pele do rosto e do corpo, mas você sabe efetivamente o que é esse composto e como ele melhora a aparência da derme? Proteína que representa 30% de toda a proteína do corpo humano, a sua função é manter a sustentação das células da pele, ossos e cartilagens, sendo por isso tão usada em tratamentos estéticos rejuvenescedores. Quer saber mais benefícios da substância? Confira!
Entenda porque o colágeno é o queridinho da vez para uso em cosméticos
Estima-se que a partir dos 25 anos, mesmo com uma alimentação balanceada, há uma perda anual de colágeno em torno de 1% e dos 50 anos em diante a produção de colágeno cai para apenas 35%. Para prevenir possíveis marcas de expressão, flacidez, rugas e celulites, que são causadas pela deficiência de colágeno no corpo, muitas mulheres acabam recorrendo a tratamentos estéticos faciais e corporais que protegem e estimulam a produção de colágeno para manter a pele saudável e bonita.
Veja os benefícios do colágeno para a pele do rosto
Encontrado em alimentos com vitamina C e E, como laranja e óleos vegetais, o colágeno deixa a pele do rosto mas tonificada, minimizando a ocorrência de rugas e flacidez. Outra forma de estimular a produção da proteína é através do uso de produtos que combatem o envelhecimento precoce e que tenham substâncias como o retinol e vitamina C na composição, que combatem os radicais livres que, por sua vez, destroem essas fibras. Na hora da aplicação, lembre-se de priorizar áreas do rosto propensas à formação de rugas, como a região dos olhos, contorno da boca e testa
Vale a pena também apostar na esfoliação facial entre uma a duas vezes por semana, já que o hábito estimula a produção de colágeno e ajuda a eliminar as células mortas da pele, contribuindo assim para a regeneração das novas.
Saiba como o colágeno melhora o aspecto da pele do corpo
O colágeno também ajuda a tonificar os músculos e contribui para um aumento da elasticidade corporal. Por isso, também é valido usar cosméticos anti-idade em regiões como os glúteos, as coxas e os joelhos para evitar e amenizar estrias e celulites. Outro uso do colágeno que é bastante comum é através da ingestão de cápsulas do produto, conhecido como colágeno hidrolisado, que ajuda o organismo a reconstruir fibras musculares e quando aliado a atividades físicas pode se tornar uma grande fonte de proteína.
Matéria publicada em 09 de Março de 2021 por Webedia.