O aparecimento de manchas na pele está entre os problemas de beleza que mais incomoda as mulheres. Causadas por exposição solar, depilações mal sucedidas ou marcas de acne, elas comprometem o tom uniforme do rosto e ainda exigem mais atenção na hora de fazer a maquiagem. No entanto, para a alegria de quem sofre com esse problema, é possível reverter o quadro recorrendo a procedimentos estéticos - como peelings e emissão de laser - ou usando produtos específicos, como os cremes clareadores. Confira mais detalhes!
Cremes anti-idade com ativos clareadores ajudam a remover manchas de sol e acne
Quando não se trata de um problema mais sério, como o melasma, o creme clareador é um ótima opção para eliminar as manchas que aparecem no dia a dia - sejam elas causadas pela exposição solar ou pelo aparecimento de acne.
Para garantir um bom resultado com esse produto, a dica é aplicá-lo todos os dias pela manhã e antes de dormir depois da limpeza com água micelar ou sabonete específico, sem esquecer de fazer uma massagem de alguns segundos com a ponta dos dedos para garantir que o produto seja bem absorvido.
Peelings renovam a pele para eliminar as manchas
Outra das maneiras de eliminar as manchas mais superficiais da pele é através do peeling! Químico, físico ou a laser, essa técnica ajuda a promover uma renovação da derme e a remover as manchas que comprometem seu tom uniforme.
Para escolher entre uma das versões do procedimento, deve-se levar em conta o estado da pele e o resultado que se pretende alcançar. Mas, seja qual for o método escolhido, é muito importante seguir uma rotina de cuidados para não correr o risco de comprometer o rosto - como manter a hidratação em dia; fazer a limpeza diária com produtos que não causem irritação, como a água micelar; parar o uso de ácidos por uma semana; e, principalmente, aplicar protetor solar de FPS 30 ou mais diariamente.
Emissão de laser remove as manchas profundas de maneira mais rápida
A emissão de laser é uma das maneiras mais rápidas de eliminar as manchas escuras da pele. O motivo para essa eficácia é o fato do procedimento ser feito com um aparelho que emite luz nas camadas mais profundas da epiderme - ajudando, assim, a estimular a produção de colágeno.
Antes de fazer a técnica em uma clínica de estética, é muito importante procurar um dermatologista para que ele avalie e prepare a pele antes dela receber o laser. Já nos dias seguintes ao procedimento, assim como no peeling, também é indispensável o uso constante de protetor solar, hidratação e limpeza com produtos calmantes.
Fototerapia é um dos tratamentos mais indicados para peles sensíveis
Por ser indolor e livre de efeitos colaterais, a fototerapia é o método mais indicado para quem tem a derme mais sensível - e, além das manchas, ainda tem a vantagem de eliminar rugas, acnes e ajudar no tratamento de algumas doenças de pele.
O procedimento funciona da seguinte forma: fazendo uso de irradiação eletromagnética de baixa frequência, ele consegue levar energia para as células da epiderme para remover as manchas escuras e garantir todos os outros benefícios.
Matéria publicada em 01 de julho 2021, por Webedia.