A importância de usar o protetor solar todos os dias não é apenas um clichê de beleza. O produto é fundamental para proteger a pele das radiações solares, evitando o envelhecimento precoce da pele, flacidez e manchinhas indesejadas. Já o creme hidratante é outro passo da rotina de beleza que ajuda a manter a cútis macia e com a elasticidade ideal. Mas você sabe qual deles aplicar primeiro? E o tempo necessário entre uma aplicação e outra? Seguir os passos certos pode fazer toda a diferença no resultado final da produção. Confira as dicas da dermatologista Flávia Addor.
'Ideal é aplicar o hidratante antes, por volta de 20 minutos à meia hora', explicou a especialista
Além de respeitar a ordem de aplicação dos produtos na rotina de beleza matinal, muitas mulheres se esquecem de também respeitar o tempo. "Normalmente, o ideal é aplicar o hidratante antes, por volta de uns 20 minutos a meia hora, para que seja absorvido. O protetor deve formar um filme, e por isso deve ser o último. O tempo deve ser respeitado para um não 'diluir' o outro", explicou a dermatologista Flávia Addor. Para as mulheres que acordam super cedo e não têm chance de aguardar uns minutinhos a mais, a dica é aplicar o creme hidrante logo depois do sabonete - que já pode ser aplicado no banho - e fazer outras coisas da rotina, como tomar café da manhã e colocar a roupa. Desse modo, o produto já vai penetrar na pele, que estará pronta para receber o protetor solar e logo depois a maquiagem do dia.
BB Cream também pode ser usado com o filtro solar
Além dos hidratantes tradicionais, o mercado de beleza não para de lançar novidades multifuncionais, como o BB Cream, que une a função de hidratar a pele, uniformizar o tom, cobrir imperfeições e ainda proteger dos raios UV. "Eles reúnem protetores com hidratantes e ainda dão um efeito base matificante", contou a especialista.
Porém, nada de abandonar seu protetor solar tradicional. Mesmo unindo todas as funções em uma só, é importante ficar de olho no FPS do produto: os abaixo de 30 devem ser usados sozinhos apenas em ambientes fechados, que não possuam exposição direta ao sol. Em dias de calor, no entanto, a dica é aplicar o protetor solar primeiro em todo a pele, esperar alguns minutinhos, e só então finalizar com a cobertura do BB Cream.
Dermatologista explica que é necessário ter cuidados com cremes antiidade
Segundo a Dra. Flávia Addor, não há nenhuma substância presente nos cremes hidrantes e nos filtros solares que não possam ser combinadas. A atenção, no entanto, deve ser voltada para quem faz uso de cremes antiidade. "A questão não é propriamente a interação dos ativos, mas a presença de ativos nos hidratantes que não devem ser usados de dia. Se o produto é um "anti-aging" de uso noturno, por exemplo, provavelmente tem um ativo que não deve ser exposto ao sol. Por isso, antes de usar, sempre cheque na rotulagem o modo adequado de uso", esclareceu a especialista.
Matéria publicada em 04 de março 2021, por Webedia.