Certamente, você já ouviu falar em queloides: elas são uma espécie de cicatriz em alto relevo, que podem aparecer quando o processo de cicatrização da pele não é bem feito. Isso acontece, geralmente, ao colocar um piercing, fazer uma cirurgia ou até mesmo espremer uma espinha ou um cravo. A partir daí, a textura da cicatriz fica mais espessa, vermelha e pode apresentar coceira ou dores. E para prevenir e tratar as queloides, é preciso saber exatamente como elas se formam, para então, escolher o melhor tratamento para a pele. Confira as dicas.
Queloide costuma se formar pela baixa quantidade de colágeno
Antes de apostar nos tratamentos, é preciso entender o que faz a queloide se formar e porque a pele não consegue voltar a ficar lisa como antes. Isso acontece devido a falta de colágeno, que é a substância que "segura" a pele, ou seja, que dá a firmeza e a sustentação, ajudando nos processos de cicatrização. A queloide também pode surgir quando a área não é cuidada adequadamente enquanto cicatrizar ou devido a genética, quando a pessoa tem uma certa predisposição à esse tipo de cicatriz na pele.
Cremes e óleos hidratantes ajudam a melhorar a textura da pele com cicatriz
A questão da queloide é apenas estética: ela não é contagiosa e não causa problemas mais sérios, ou seja, costuma ser mais um problema estético. Se você está com alguma lesão na pele que está prestes a terminar de cicatrizar, a dica é apostar sempre nos cremes e óleos hidratantes corporais ou faciais - dependendo da área do corpo - e aplicar o produto pela manhã e antes de dormir. Ele consegue deixar a pele mais macia e menos ressecada, evitando as queloides por entregar a hidratação que a pele precisa para se renovar aos poucos.
Creme anti-idade ajudam a clarear e alisar a pele
Se a cicatriz é no rosto, os cremes com ativos rejuvenescedores como LHA e Niacinamida conseguem amenizar um pouco o aspecto da queloide. O LHA é um derivado do ácido salicílico, e consegue fazer uma regeneração da pele, deixando-a mais lisa e com os relevos das cicatrizes altas bem mais suavizados totalmente suavizados. No geral, ele pode ser usado em qualquer tipo de pele, mas a dica é sempre conferir com um dermatologista antes, já que ácidos podem ser sensíveis em alguns tipos de pele.
Já a Niacinamida consegue equilibrar a transferência de melanina para a parte superior da pele. A substância está liberada em todos os tipos de pele porque ela derivada da vitamina B3, que já é um componente natural do organismo. Esses cremes vão bloquear as chances de um aspecto avermelhado ou amarronzado da cicatriz na pele, e conseguem suavizar a aparência das cicatrizes que já estão com queloides.
Protetor solar na cicatriz é produto indispensável para prevenção da queloide
Você sabia que os raios solares causam envelhecimento da pele por conseguir quebrar as fibras de colágeno? Ou seja, com pouco colágeno, as chances de queloides aumentam. A dica é sempre aplicar um protetor solar - facial ou corporal, dependendo da área da cicatriz - para proteger a lesão de manchas e do surgimento de uma pele mais grossa na área da cicatriz. A dica é usar o produto sempre que se expor ao sol até o final da cicatrização e depois, para prevenir o fotoenvelhecimento.
Matéria publicada em 29 de março 2021, por Webedia.