O Cabelo cacheado tem diversos subtipos que merecem atenção na hora de cuidar dos fios. As mechas podem ser onduladas, com cachos mais abertos ou fechados e ainda podem variar entre fios grossos ou bem finos. Com tantas possibilidades, fica a dúvida: "será que os produtos que uso são os ideais para o meu cabelo?"
Uma coisa é unânime quando se fala de cachos: sejam eles bem firmes ou mais ondulados, a hidratação é indispensável parapara formar curvas mais definidas, porque o formato de mola dos fios dificulta que a oleosidade natural do cabelo chegue até as pontas. É um longo caminho a ser percorrido!
A partir daí, é possível seguir para as necessidades específicas de cada tipo de cabelo. Daniel Fernandes de Melo, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e estudioso em doenças do cabelo e couro cabeludo, afirma que é difícil definir o tipo de cacho apenas pelo diâmetro das formas das mechas. "O que varia na composição da fibra capilar é a distribuição das estruturas químicas, a exemplo das pontes dissulfeto".
Existem três tipos de estrutura química: as ligações salinas, a ligação de hidrogênio e as pontes de dissulfeto. Cada uma representa um terço da composição do cabelo. As pontes de dissulfeto são responsáveis pelo formato dos fios e ligam as proteínas encontradas no eixo do cabelo. Quanto maior o número de ligações, mais cacheados os cabelos ficam. Os produtos que alisam as madeixas seguem a mesma lógica e quebram as pontes de disulfeto para mudar o formato dos fios.
Os cabelos com cachos mais fechados devem ser potencializados por tratamentos porque quanto mais encaracolado, menos oleosidade da raiz ele recebe. Os com o fio mais grosso são mais pesados, têm maior resistência e são mais ressecados. Para tratar, é preciso investir em produtos que hidratam e disciplinam os cabelos.
O problema dos caracóis mais abertos é de definição das curvas. Para isso, é preciso investir em finalizadores como um creme leave-in ou fixador em gel. Os fios mais finos têm estrutura leve e precisam de produtos fluidos porque se modelam mais facilmente. Como são mais sensíveis, na hora de cuidar, é melhor não exagerar na quantidade de produto para não saturar.
Os cabelos mais crespos têm a fibra capilar mais sensível e precisam, além de finalizadores que hidratem, uso de óleos ou produtos sejam absorvidos rapidamente pelos fios, tornando-os mais maleáveis. Também é bom investir em cortes especiais para os fios crespos porque controla o volume da raiz e forma cachos mais definidos.
Matéria publicada em 27 de Janeiro de 2021, por Webedia.