As mechas ou luzes californianas conquistaram as famosas e anônimas no Brasil e no mundo. Inspiradas nos looks das garotas da Califórnia, nos Estados Unidos, a técnica consiste em clarear somente as pontas e comprimento dos cabelos, resultando em um efeito degradê luminoso que tira os cabelos pretos, castanhos, loiros e até ruivos da mesmice. As pontas douradas combinam tanto com fios lisos, ondulados, cacheados, longos e curtos. Até então, para ter o efeito "beijado pelo sol" nos cabelos, era necessário correr para o salão de beleza, mas a L'Oréal Paris revolucionou o mercado brasileiro de coloração e lançou, nesta segunda-feira (12), os quatro tons de Imédia Excellence Californianas.
O estilo de Jessica Alba, Sabrina Sato e Fernanda Machado em minutos
O anfitrião do evento que reuniu jornalistas e convidadas, Marcos Proença, apontou que "este produto é a democratização do luxo, pois a mulher poderá ter em casa o que antes só tinha no salão de beleza. O mundo mudou e as pessoas agora fazem tudo sozinhas a partir de tutoriais na internet". O kit de coloração que, na Europa é conhecido como "Ombré", ganhou o nome "Californianas" no Brasil já que este termo é mais familiar às brasileiras, como explicou a diretora de marketing da marca, Bianca Pi. Para celebrar a variedade de tons de cabelos das brasileiras, o Imédia Excellence Californianas atende a quatro tons de madeixas: para cabelos castanhos escuros a pretos, castanho médio a escuro, castanho claro a médio e para as loiras com tons claro a escuros.
Com etapas numeradas e composto pelo creme revelador, creme clareador, pó descolorante,tratamento nutri-ceramidas e a escova aplicadora exclusiva no Brasil, "o kit já vem com a mistura ideal dos componentes para obter o resultado desejado". As palavras são da gerente de coloração Emmanuelle Kalil. Com a caixinha e algumas dicas preciosas do hair expert de L'Oréal Paris, Marcos Proença, é possível adotar o mesmo visual que beldades como Isabelli Fontana, Bianca Balti, Sabrina Sato e Jessica Alba.
Como aplicar Imédia Excellence Californianas
A aplicação pode ser feita de duas formas e depende de acordo com o resultado buscado. "Para um efeito mais natural, é melhor começar pelas pontas e subir gradativamente usando a escova na posição vertical. Assim, a mulher controla melhor o resultado. O ideal é separar as mechas e aplicar em alturas diferentes, como o contorno do rosto, da nuca e perto das orelhas", disse Proença. O cabeleireiro também aponta que o tempo de pausa, que deve ficar entre 25 a 45 minutos, define o grau de clareamento: "o grande vilão é o excesso, portanto a mulher não deve deixar mais tempo que o indicado na bula". Bianca Pi completou, "a escovinha é ideal para todos os tipos de cabelo, dos lisos aos cacheados".
Já para um efeito mais dramático, a aplicação deve ser feita com a escova na horizontal e com mais produto. O resultado será menos sutil que um degradê e mostrará pontas radicalmente mais claras que o tom do cabelo mais próximo à raiz.
Atenção ao tempo de pausa e cuidados pós-coloração
Além das formas de aplicação e do tempo de pausa, o resultado pode variar de acordo com a base do seu cabelo. "O cabelo virgem vai ter uma ação diferente do cabelo que já foi pintado", explicou o expert de L'Oréal Paris, que ainda acrescentou, "esse efeito destaca e realça o corte".
Para os cuidados após a aplicação do produto, Marcos Proença garante que não há mistério. "Hoje em dia, os produtos são multifuncionais: eles pintam, nutrem e hidratam os fios. Quando os fios estão mais fracos, o ideal é fazer uma reconstrução a cada 15 dias. Se os cabelos não sofrem tratamentos químicos com muita frequência, a mulher pode fazer uma hidratação a cada 30 dias", explicou ao final da apresentação.
A blogueira Niina, do site Niina Secrets, testou o produto e já aprovou: "adorei o resultado e vou continuar usando".
Matéria publicada em 08 de abril de 2021, por Webedia.