Mudou a cor do cabelo e se arrependeu? Ou cansou das mechas em tom fantasia e quer voltar ao tom natural? Para quem quer mudar radicalmente a cor dos fios, seja para voltar à nuance antiga ou apostar em uma nova, saiba que é possível, sim, mas é importante tomar alguns cuidados fundamentais para não enfraquecer e danificar o cabelo. Afinal, de nada adianta uma cor nova se os fios não estão saudáveis! Confira o que fazer para remover os pigmentos coloridos dos cabelos!
Cabelos que estão pretos, castanhos ou em tons fantasia: técnica ideal é a decapagem
Você já deve ter ouvido falar que tinta não clareia tinta. Para quem pintou de preto ou castanho e quer voltar ao loiro ou a uma cor mais clara, é preciso, primeiro, retirar os pigmentos da tinta ou tonalizante escuros aplicados anteriormente. Essa técnica é chamada de decapagem: ela remove os pigmentos de tinta da fibra capilar e prepara para colocar a nova coloração por cima, sem que o cabelo fique manchado, e também pode ser feita nos cabelos em tom fantasia, como rosa, roxo e azul. É importante deixar claro que a descoloração, que também é feita para clarear os cabelos, só é usada nos fios escuros virgens, enquanto a decapagem é para os fios já coloridos artificialmente.
Dica: A técnica de dacapagem é altamente agressiva e deve ser feita com um profissional qualificado. Uma dica para fazer em casa é preparar os cabelos para a decapagem, fortalecendo os fios com hidratação e nutrição, para que eles não quebrem durante o processo.
Cabelos que estão loiros ou castanhos claros: mechas inversas ou pré-pigmentação são técnicas ideais
Para quem decidiu ficar loira, mas se arrependeu ou enjoou da cor, a dica é escurecer os fios por etapas. Como as colorações escuras são muito pigmentadas, para não correr o risco de manchar os cabelos ou ainda deixá-los num tom diferente do que você escolheu, é preciso usar uma tinta de um a dois tons mais escuros do que a atual, ao invés de partir direto para o preto ou castanho escuro. Outra dica é apostar nas luzes ou mechas inversas, que vão ajudar a escurecer o cabelo aos poucos.
Outra técnica que pode ser feita para escurecer o cabelo é a pré-pigmentação, que significa repor alguns pigmentos do cabelo - que foram retirados com a tinta mais clara - antes de partir direto para a cor nova. A pré-pigmentação ajuda a criar uma estrutura dentro do fio, repondo pigmentos quentes, ou seja, acobreados ou vermelhos, com uma altura abaixo da cor que será aplicada. A dica é escolher um profissional qualificado para o procedimento, já que a ideia é fixar melhor os novos pigmentos que serão depositados.
Cuidado com o cabelo antes e depois de mudar a cor é fundamental
Entre uma química e outra, o ideal é dar uma pausa de 20 dias para não danificar os fios, mas quem quer mudar logo de cor, a dica é fazer uma hidratação antes de aplicar a nova tinta. No entanto, os cuidados depois são essenciais, principalmente se o cabelo passou pela decapagem. Além dos pigmentos da tinta, os nutrientes do fio também são retirados, o que deixa o cabelo fraco, quebradiço, sem brilho e áspero. A dica é apostar na nutrição e na reconstrução dos fios pelo menos, uma vez por semana, para fortalecer as madeixas que passaram por químicas em pouco tempo.
Matéria publicada em 29 de Março de 2021, por Webedia.