Cabelos brilhosos são o desejo de toda mulher , mas nem sempre a saúde dos fios ajudam as madeixas reluzirem como diamantes. Para quem se importa mais como o brilho do que com o penteado, uma empresa espanhola acaba de trazer ao Brasil um procedimento que transforma cabelos em pedras preciosas. Os fios podem virar brincos, pulseiras e anéis. O segredo? Química pura!
Laboratório recria "força da natureza" para transformar madeixas em diamantes
A estrutura do cabelo inclui córtex, medula e cutícula, mas acima de tudo, carbono. O elemento químico é um dos mais abundantes do planeta e é responsáveis pela matéria orgânica de plantas, animais e do homem, além de formar materiais distintos como o grafite e o diamante. O segredo da transformação é a condição de pressão e temperatura, que podem transformar o carbono em pedra preciosa.
Se o diamante demora milhões de anos para se formar na natureza, em laboratório a possibilidade de um cabelo virar pedra preciosa está nos fornos de mais de 1.600 °C e nas pressões de 45 mil atmosferas. São necessários cerca de sete centímetros de cabelo - o tipo não faz diferença - para formar as pedras que variam de 0,20 a 0,70 quilate, mas até as madeixas mais curtas podem virar brilhante, só basta uma quantidade parecida a de uma colher de sopa para ocorrer a transformação.
Diamante feitos de cabelo podem ser coloridos, quem escolhe é o cliente
O processo é simples apesar de tecnológico, o cabelo é aquecido até ser carbonizado e depois prensando até virar uma pastilha, que é submetida a pressões altíssimas para se transformar em diamante. A última etapa é a lapidação, finalizando um processo que leva cerca de dois meses, o que inclui o transporte até o laboratório na Espanha porque o processo não é todo feito no Brasil.
Quem escolhe transformar os fios em diamante escolhe o tamanho da pedra e a cor, adicionada por elementos químicos da natureza durante o processo, como o boro, que deixa o brilhante azul, ou a adição de nitrogênio, que o deixa incolor. Apesar de estar à disposição no Brasil, a pedra preciosa ainda é exclusividade para poucos, já que o modelo mais simples, de 0,20 quilates e da cor champagne, custa a partir de R$4,5 mil.
Matéria publicada em 13 de Abril de 2021, por Webedia.