Quando a estrutura da haste capilar – responsável pela proteção do fio - é danificada, os cabelos tendem a perder o brilho natural. Essa estrutura pode ser comprometida pelo excesso de sol, poluição, tintas e alisamentos; que levam à perda de umidade do fio capilar e, consequentemente à falta de brilho. Outro dano que contribui para o aspecto opaco é a temperatura da água muito quente. A alta temperatura abre a cutícula que deveria estar alinhada para que os fios possam refletir luz. No banho também encontra-se outro fator a prestar atenção: os shampoos com muito detergente, que dissolvem todas as partículas de gordura presentes naturalmente nos fios.
Dietas restritas a alimentos pobres em nutrientes também colaboram para deixar os fios opacos. Carnes em geral, folhas de cor verde-escura, grãos, cereais integrais e vegetais alaranjados ajudam a potencializar a saúde dos fios. Outra causa para a perda de brilho são as alterações hormonais .
Soluções para recuperar o brilho dos fios
Não há tintura ou novo corte de cabelo que recupere o brilho, mas alguns cuidados e hábitos podem reverter esse problema. Uma vez por semana, vale hidratar os fios no chuveiro mesmo, com máscara específica para recuperar o brilho ou produtos à base de proteína hidrolisada, ceramidas ou colágeno, que devolvem a umidade perdida e ajudam a restaurar as madeixas.
Secar os cabelos com vento muito quente também agride os fios. Por isso, é recomendável aplicar produtos pré-secagem com função de proteção térmica e blindagem dos fios. Outra boa pedida é afastar o aparelho das mechas tanto quanto possível. Finalizadores como spray de brilho, ceras e silicones são indicados para dar brilho instantâneo às madeixas, mas devem ser aplicados em pequena quantidade para não dar aspecto de cabelos pesados. No caso do spray, é aconselhável borrifá-lo no cabelo com uma distância de 30 centímetros para evitar que acumule grande quantidade em uma única área.
Tintas sem amônia ou com baixo teor, como tonalizantes , são aliados para dar brilho extra aos fios. Para não alterar a cor do cabelo, o tonalizante deve ter o mesmo tom dos fios. Também podem ser utilizados tonalizantes incolores e ambos devem ser aplicados e deixados agir por 20 minutos.
Matéria publicada em 28 de janeiro 2021, por Webedia.