Cabelos grossos: tipo de penteado interfere na duração do look
A escolha para manter esse tipo de cabelo no lugar passa pela escolha do penteado. Estilos que segurem toda a extensão dos fios valorizam madeixas grossas porque distribuem o peso do cabelo por vários pontos, o que dá mais firmeza e segurança. Visuais que tenham um único ponto de acabamento podem desmanchar se o cabelo não for finalizado corretamente, o que não acontece com torcidinhos ou tranças. As técnicas de entrelaçamento podem ser usadas como penteado ou como uma base mais resistente para estilos modelados. Além de dar firmeza para as madeixas pesadas, o desenho das mechas dá charme a produção.
Grampos e acessórios ajudam a segurar o penteado em cabelos mais grossos
Acessórios também ajudam a formar uma estrutura que evita o efeito da gravidade no penteado. Bumpits e esponjas aumentam a durabilidade do do estilo assim como os grampos serrilhados, que precisam ter tamanho maior para esse tipo de madeixa: "grampos de sustentação são os melhores para cabelos pesados e grossos porque, como o nome diz, seguram o peso e mantém os fios no local escolhido", explicou a cabeleireira Valéria Amaral. Apesar de conhecido por finalizar penteados, os grampos invisíveis tem mais utilidade em quem tem cabelos mais finos. Segundo Valéria, esse acessório, assim como tiaras e presilhas, não tem a segurança necessária para manter a estabilidade dos fios mais espessos e, neste caso, funcionam mais como enfeites.
Aposte em produtos garantam a fixação do penteado
Alguns produtos preparam os fios e podem fazer a diferença no visual se usados como base, antes de fazer o penteado, ou depois, para a finalização. De acordo com a cabeleira, sprays e mousses são opções para estilizar: "spray de fixação é uma opção. Para cabelos mais grossos o ideal é usar as versões mais fortes. O problema é que com a potência, o risco de ficar com fios enrijecidos é grande. O que sugiro é usar mousse para fazer o penteado e finalizar com um spray suave se houver necessidade", explicou a profissional.
Matéria publicada em 06 de Fevereiro de 2021 por Webedia.