Conhecida pelos dermatologistas como "canície", a descoloração dos cabelos, também conhecida como perda de pigmento dos cabelos, ocorre devido a falta de formação de melanina, responsável pela cor dos melanócitos - células formadoras da matriz dos cabelos. Assim sendo, o branqueamento natural que ocorre com a idade parece estar relacionado, de alguma forma, com a exaustão irreversível da enzima formadora de melanina, a tirosinase.
Independente da cor natural dos cabelos, todos vão ter os fios grisalhos um dia. A revista "Allure" norte-americana reuniu diversas curiosidades sobre a chegada dos cabelos brancos em tópicos que explicará melhor:
90% do envelhecimento dos fios está ligada à genética
A época do aparecimento da canície varia individualmente. Às vezes, por caráter hereditário dominante - há famílias em que o aparecimento dos cabelos brancos é precoce, enquanto em outras eles surgem a partir dos 40 anos de idade.
Cabelos brancos aos 30 anos de idade
Os cabelos brancos já não são mais sinal apenas de envelhecimento e estão aparecendo cada vez mais cedo. Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada na Inglaterra, 32% das mulheres britânicas com menos de 30 anos já estão perdendo a coloração natural das madeixas.
Dois novos fios brancos crescerão a cada um arrancado
Reza a lenda que a cada fio de cabelo branco arrancado, outros dois nascerão no local. A história é mito, mas é preciso saber também que tais fios não serão substituídos por um castanho, loiro ou ruivo. A cada fio branco arrancado, um novo de mesma tonalidade nascerá em seu lugar até o momento em que nenhum volte a crescer e, assim, uma falha tome conta da área no couro cabeludo, ou seja, a ordem é não arrancar fios de cabelos.
L'Oréal Paris estuda criar pílula para evitar cabelos brancos
Em 2012, a L'Oréal Paris revelou estar desenvolvendo uma pílula para evitar que os fios percam a pigmentação. Sem data de lançamento, o medicamento é feito à base de um extrato de fruta não divulgado, que se comporta como uma enzima e protege a produção da pigmentação no cabelo.
Coloração dos brancos com fios de ouro
A recente prática de coloração com ouro nos salões internacionais promete esconder os fios brancos de maneira menos agressiva que a tinta. Cientistas descobriram que especificamente as nanopartículas de ouro mudam a cor dos fios e consomem uma quantidade muito menor do caro "corante" dourado. Infelizmente, a vantagem só funciona em cabelos castanhos ou pretos.
Matéria publicada em 12 de abril de 2021, por Webedia.