As donas de pele oleosa muitas vezes têm dificuldade para encontrar a melhor base de maquiagem para elas. Afinal, o excesso de óleo do rosto pode prejudicar a durabilidade da make e dificultar na hora de conquistar uma cobertura perfeita. Se você faz parte desse grupo, não precisa se preocupar, dá para encontrar uma base ideal para o seu tipo de pele.
Para te ajudar nessa missão, a gente conta tudo o que você precisa saber sobre a base para pele oleosa: do tipo de cobertura mais indicada até os cuidados que você precisa ter com a pele antes da maquiagem. Quer saber como fazer isso? Então, vem conferir essa matéria.
Base para pele oleosa: prefira as versões com cobertura matificante
Como as donas de peles oleosas sofrem com o excesso de brilho no rosto, o ideal é apostar nas bases com cobertura matificante. Elas ajudam a manter a pele sequinha, controlando o óleo e o brilho por mais tempo que os produtos mais cremosos. Isso também faz com que a make dure mais tempo.
Para manter a cobertura perfeita por várias horas, também é indicado escolher uma base de alta cobertura. Isso porque o óleo em excesso pode fazer a base de cobertura leve derreter com mais facilidade. Já as que têm cobertura mais alta resistem mais à oleosidade e continuam bonitas até o fim do dia.
BB Cream é opção de base para pele oleosa do dia a dia
Se você faz parte do grupo que prefere uma maquiagem mais natural e não quer apostar nas bases de alta cobertura diariamente, o BB Cream pode ser uma ótima opção para o seu dia a dia. Ele tem cobertura mais leve e natural, mas também ajuda a controlar a oleosidade, deixando seu rosto mais sequinho.
Além disso, o BB Cream também proporciona outros cuidados para a pele oleosa: seu poder hidratante evita o ressecamento, principal causador do temido efeito rebote. Outra vantagem é a presença do fator de proteção solar, que é fundamental para todos os tipos de pele, especialmente a oleosa.
Escolha sempre bases com fórmulas oil free
Na hora de escolher sua base para pele oleosa ou BB Cream, certifique-se de optar por um produto que não contenha óleo na fórmula. Isso é fundamental para manter esse tipo de pele sequinha e a cobertura mais bonita, além de evitar o surgimento da acne. Por isso, além da cobertura matte, é recomendado utilizar sempre bases com fórmulas oil free.
Cuidados para deixar a make perfeita na pele oleosa
É verdade que escolher a fórmula certa para o seu tipo de pele é fundamental para deixar a maquiagem bonita e duradoura, mas os cuidados com a pele também são indispensáveis. Antes de fazer a maquiagem, limpe bem o rosto e aposte em um hidratante indicado para peles oleosas, além de usar o primer para melhorar a fixação da base.
Também é fundamental manter outros cuidados. As peles oleosas costumam ter poros mais dilatados, o que provoca aquele efeito de pele casca de laranja. Para evitar isso, a esfoliação é fundamental e pode ser feita semanalmente para deixar o rosto mais lisinho.
Matéria publicada em 07 de abril 2021, por Webedia.