As mulheres de cabelos oleosos podem encontrar muitas dúvidas quanto ao uso de finalizadores para dar brilho. Neste caso, errar na quantidade pode comprometer o visual e resultar em fios pesados e com aspecto de sujos. Porém, ter cabelos oleosos não quer significa ter fios com mais ou menos brilho que os cabelos comuns. A cabeleireira Rosa Mendes afirma: "para ter um cabelo com brilho deslumbrante, o primordial é que estejam hidratados. Esse resultado pode ser obtido pelas hidratações com máscara capilar e ao beber muita água", ensina.
Hidratações frequentes para manter o brilho
A função da hidratação é repor a água e os nutrientes perdidos por conta dos procedimentos químicos, como alisamentos e colorações. Até mesmo quem tem os fios normais precisa lidar diariamente com agressões do sol, poluição e meio ambiente que também prejudicam os fios. Para obter uma hidratação potencializada, a hairstylist do Bellíssima Beauty destaca a importância do shampoo de limpeza profunda: "para começar, é indispensável lavar os fios com um shampoo de limpeza profunda pois assim o couro cabeludo conseguirá absorver melhor os nutrientes". Depois, lave mais uma vez com o shampoo especifico para cabelos oleosos, procedimento que irá equilibrar os fios.
Atenção à temperatura da água
Na hora de lavar, a dermatologista Tatiana Oddo atenta que a temperatura da água não pode ser muito quente: "a água quente remove melhor a oleosidade do cabelo, porém, logo após acontece um efeito rebote e faz o couro cabeludo produzir mais óleo", explica. Depois de enxaguar, aplique uma cada finalizador ter sua função específica, a maioria garante um brilho especial aos fios depois de aplicados. Como as opções são as mais variadas, a cabeleireira recomenda usar os de textura em creme - como os leave-ins - nos cabelos oleosos: "uma quantidade medida por uma moeda de dez centavos é o necessário para esse tipo de cabelo. O mais importante é ter bom senso para aplicar apenas a quantia necessária." Apesar da textura cremosa ser a mais indicada, a dermatologista chama atenção para a quantidade: "mesmo o leave-in pode deixar os cabelos pesados em quantidade exagerada. Aplique somente nas pontas e evite ao máximo passar a mão no cabelos durante o dia".
O sérum se distingue de todos os outros finalizadores por sua fórmula não gordurosa. É um concentrado de óleos, silicones e vitaminas para deixar os fios nutridos e brilhantes. Uma gota é o suficiente para hidratar, proteger, reparar as pontas duplas e eliminar o frizz.
O spray de brilho é rico em silicone, encapa o fio ao formar uma película protetora que funciona como um espelho, o que consequentemente reflete a luz. O produto também destaca a cor natural e a luminosidade, mas deve ser aplicado com cautela para não deixar as madeixas com aspecto "pesado". A dermatologista aconselha o uso do produto apenas em ocasiões especiais, como festas.
Matéria publicada em 13 de Abril de 2021, por Webedia.