Quando o cabelo precisa de um cuidado rápido e eficaz, as ampolas de tratamento aparecem como a melhor opção para melhorar o aspecto dos fios. Por causa do seu poder de ação instantânea, elas têm a vantagem de dar mais brilho, maciez e reparar as pontas duplas em apenas alguns minutos. Mas para realmente garantir um bom resultado nas madeixas, é preciso ficar atenta ao modo de aplicação e respeitar o tempo de ação indicado para o produto. Confira mais detalhes!
Aplicar a ampola diretamente nos fios é a melhor opção de uso
Muitas mulheres gostam de aproveitar as ampolas para turbinar a ação de máscaras de tratamento, mas isso não é o mais indicado para quem quer tirar o máximo proveito do produto. Embora não seja proibido e, em alguns casos, realmente garanta resultados ainda mais potentes - como nas madeixas muito ressecadas ou danificadas, por exemplo - essa prática pode acabar causando um efeito rebote.
O que acontece é o seguinte: por ter uma alta concentração de ativos - característica que garante seu efeito imediado -, sua fórmula pode ser incompatível com algum componente da máscara e acabar entregando um resultado contrário nas madeixas. Por isso, a dica é sempre usá-la sozinha no cabelo ou, em alguns casos, aproveitar sua ação para usar antes ou depois dos cremes de tratamento.
Tempo de espera indicado pelo fabricante deve ser respeitado
Para que o produto realmente garanta resultados e para que você não perca o seu tempo, a recomendação é deixá-lo agindo no cabelo pelo tempo indicado pelo fabricante - nem a mais, nem a menos. Como já foi falado anteriormente, a eficácia das ampolas se deve à fórmula de ação concentrada com substâncias específicas, e é isso que a torna capaz de entregar todos os resultados prometidos em apenas alguns minutos. Depois disso, ela deixa de fazer efeito, por isso, não adianta ficar com o produto no cabelo por horas a fio.
Além disso, outro cuidado importante para evitar que o produto acabe deixando o cabelo oleoso ou pesado é fazer a aplicação com uma distância de, no mínimo, dois centímetros da raiz e, na hora da retirada, enxaguar abundantemente para que não sobre nenhum resíduo.
Saiba como aplicar a ampola nos cabelos:
1 - Lave o cabelo com um shampoo específico para o seu tipo de fio;
2 - Para facilitar a penetração da ampola, retire o excesso de umidade do cabelo com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão. Lembre-se que as toalhas turcas comuns devem ser evitadas por aumentarem o frizz;
3 - Feito isso, aplique a ampola em todo o comprimento do cabelo, tomando o cuidado de manter uma distância de, mais ou menos, dois dedos da raiz;
4 - Enluve as pontas massageando-as de cima para baixo. Essa massagem é importante para que as substâncias da ampola sejam absorvidas pela fibra capilar;
5 - Deixe o produto agindo no cabelo pelos minutinhos indicados na embalagem;
6 - Enxágue abundantemente - de preferência, com água fria - e finalize com um pouco de condicionador para selar as cutículas.
Matéria publicada em 30 de junho de 2021, por Webedia.