Quem colore o cabelo em casa está acostumado com alguns termos como "creme colorante", "serum protetor" ou "pós tratamento", mas um ainda gera dúvida, a água oxigenada. Popular pelo seu efeito clareador, a substância pode aparecer ou não entre os produtos ou ser substituída pela emulsão clareadora. Mas afinal, qual é a diferença entre as duas substâncias?
Oxigenada tem volumagem maior
A água oxigenada é o nome que o peróxido de hidrogênio recebe em solução aquosa e é usada de acordo com a volumagem, que é identificada pela quantidade de peróxido presente na fórmula. Esses volumes, como os de 20, 30 e 40, também servem para escolher o nível de clareamento dos fios, por exemplo, para clarear até três tonalidades de cabelo, escolha a oxigenada de 30, quatro, a de 40 volumes.
A professora Helena Sap, da pós-graduação em Estética e Cosmetologia da Universidade Veiga de Almeida explica que essa volumagem é importante para o resultado final: "oxigenadas de 20 volumes, por exemplo, encobrem os fios brancos. Para uma mudança de coloração, são indicadas as de volumagem superior", explica.
Qunato maior a volumagem, maior a perda de pigmentos, proteínas e água dos fios. Como este elemento abre as escamas da fibra capilar, ela tende a ficar desidratada, frágil e quebradiça. A água oxigenada é mais usada em tintas permanentes, aquelas em que o pigmento precisa fixar na cutícula do fio, pois aliada à amônia, ela clareia e transforma a cor dos cabelos.
Emulsão reveladora é mais comum em tonalizantes
A emulsão reveladora tem a mesma fórmula de água oxigenada e faz oxidação, mas tem volumagem mais baixa, o que não permite clareamento e fixação da tinta e por isso, é mais usada em tonalizantes. Esse tipo de coloração só se fixa na camada mais superficial do fio, formando uma película de cor que não transforma a estrutura da fibra capilar. A vantagem da emulsão é que não danifica tanto os fios como as águas oxigenadas de volumagem maiores, mas realiza sua função durante o processo de tintura, ajudar na revelação do pigmento e permitir a mudança do tonalizante.
Matéria publicada em 13 de abril de 2021, por Webedia.