O ácido retinóico é derivado da vitamina A e responsável pelo surgimento do retinol e do pró-retinol quando sintetizado. Esse ativo oferece diversos benefícios para rotina de skincare, o blog Beleza Extraordinária separou 7 benefícios do ácido retinóico para o rosto para você entender as vantagens de incluir esse ativo e os seus derivados na rotina de skincare.
O que é ácido retinóico?
O ácido retinóico é uma forma da vitamina A utilizado nos cuidados com a pele devido aos seus benefícios comprovados. O ácido retinóico é classificado como um retinóide e tem várias propriedades que o tornam eficaz para várias condições de pele. Ele ainda pode gerar ativos derivados, como o retinol e o pró-retinol. Para você entender os benefícios que o ácido retinóico pode trazer para a pele, separamos os 7 principais!
1. Uniformização da pele
O ácido retinóico é eficiente na ação de uniformizar o tom e a textura da pele. Isso porque esse ativo tem ação antioxidante, que garante combate aos radicais livres, o que ajuda na uniformização do tom da pele, suavizando marcas e manchas. Além disso, o ácido retinóico é eficiente no tratamento de linhas de expressão e rugas na pele, o que ajuda na uniformização da textura do rosto.
2. Pele iluminada
Uma pele iluminada e com viço é sinônimo de uma pele saudável. O ácido retinóico é eficiente em manter a pele iluminada e destacada com um aspecto saudável. Por isso, para manter uma pele iluminada aposte no uso do ácido retinóico na rotina de skincare.
3. Prevenção do envelhecimento precoce
A melhor forma de tratar rugas e linhas de expressão é a partir da prevenção. Iniciar os cuidados com a pele o quanto antes garante um atraso no envelhecimento celular. O ácido retinóico é um retinóide derivado da vitamina A que oferece um tratamento de prevenção do envelhecimento precoce. Ele nutre, hidrata e ajuda na prevenção do envelhecimento celular precoce.
4. Tratamento de rugas profundas
Sabe aquelas rugas profundas? Elas são conhecidas como rugas estáticas. Esse tipo de ruga é impossível de reverter, mas, é possível minimizar a aparência das rugas e, para isso, o ácido retinóico é eficiente. Esse ativo conta com uma ação intensa que proporciona um tratamento eficiente para minimizar a ação e a aparência das rugas profundas.
5. Ação antioxidante
A vitamina A é um ativo antioxidante eficiente no tratamento do estresse oxidativo, que faz com que a pele fique sem brilho, viço e favorece o envelhecimento precoce. Por isso, o ácido retinóico oferece ação antioxidante de combate dos radicais livres da pele, o que ajuda na prevenção do enriquecimento precoce, aparecimento de manchas e potencializa a ação do protetor solar facial.
6. Tratamento de manchas do rosto
Se você está buscando tratar manchas e marcas do rosto, o ácido retinóico é eficiente para essa ação. Isso acontece porque o ácido retinóico ajuda na inibição da produção da melanina, o que evita a hiperpigmentação da pele e a intensificação das manchas do rosto.
7. Controle da oleosidade
O ácido retinóico é eficiente no controle da oleosidade de forma indireta, isso porque o ácido retinóico ajuda na manutenção das melhores condições da pele. O uso desse ativo garante a desobstrução dos poros, o que evita o acúmulo de sebo, e ajuda no controle da oleosidade excessiva.
Como usar o ácido retinóico no rosto?
O ácido retinóico é uma substância potente, por isso, ele deve ser usado com cuidado e sob orientação de um dermatologista. Além disso, é essencial usar protetor solar diariamente durante o uso de produtos que contenham ácido retinóico e os seus derivados, pois a pele pode ficar mais sensível aos danos causados pelo sol.
Por isso, aposte em uma rotina de adaptação para o uso do ácido retinóico e os seus derivados antes de utilizar todos os dias. Para obter os benefícios desse ativos, aposte nos produtos Revitalift Retinol e inclua produtos com retinol e pro-retinol na sua rotina de skincare.