É cada vez mais comum que ativos que fazem parte da rotina de skincare facial, começam a surgir nos produtos de cuidados capilares. Isso ocorre porque além do avanço de pesquisas, que evidenciam que alguns ativos também podem contribuir na saúde do cabelo, os consumidores também estão preocupados em manter os fios saudáveis, optando por cuidados diários que sejam mais eficazes.
O queridinho da vez é o ácido glicólico, que aos poucos começa a fazer parte dos cuidados capilar para promover maior brilho e efeito gloss nos fios. O blog de Beleza Extraordinária até explica para que serve esse ativo e como incluir na sua rotina de cuidados com cabelo.
O que é ácido glicólico?
O ácido glicólico é um ativo dermatológico que faz parte do grupo de alfa hidroxiácidos (AHA). Por ser um ativo ácido, é muito utilizado no mundo do skincare para tratar a pele na rotina diária de cuidados, por conta de sua ação esfoliante, além de conter propriedades que ajudam a vasodilatação.
Para que serve o ácido glicólico?
O uso do ácido glicólico é indicado para o tratamento da pele que sofre com manchas, promovendo a esfoliação da epiderme e contribuindo para a renovação celular. Outro benefício do ácido glicólico é ajudar no estímulo da produção de colágeno, contribuindo para que a pele tenha maior firmeza e elasticidade. No cabelo, o ácido glicólico ajuda a combater a porosidade, contribuindo para a selagem do fio e maior retenção de água em sua cutícula.
Pode usar ácido glicólico no cabelo?
Por conta da sua propriedade regeneradora, o ácido glicólico é um excelente aliado para os cuidados capilares. Ele pode ser usado no tratamento dos fios, contribuindo para que a fibra capilar consiga reter maior hidratação em sua camada interna, além de promover maior brilho e maciez nos fios.
Quais os benefícios de usar ácido glicólico no cabelo?
Usar o ácido glicólico no tratamento do seu cabelo pode resultar em fios mais hidratados, menos ressecados e com maior brilho. Os benefícios do ácido glicólico podem ser potencializados quando são unificados com o pH ácido, deixando os fios selados hidratados e menos porosos.
É possível notar maior hidratação por conta da retenção de água nos fios, uma vez que as moléculas conseguem penetrar na cutícula capilar, contribuindo para a hidratação do cabelo. Os cabelos costumam ficar bem selados, uma vez que ao ser absorvido pela fibra, o ácido glicólico promove o alinhamento do fio, potencializando a ação condicionante. Além disso, é notável o aumento do brilho e maciez do cabelo, já que ao ter maior hidratação e alinhamento, fica mais visível os benefícios nos fios.
Tudo isso ocorre porque o ácido glicólico possui o menor peso molecular dentre o grupo de alfa-hidroxiácido (AHA), podendo assim penetrar com maior facilidade na fibra capilar e promover a renovação do fio. Desta forma os cabelos que são porosos, passam a ganhar maior vitalidade.
Como usar o ácido glicólico no cabelo?
Você pode usar o ácido glicólico no cabelo, através de produtos capilares que contenham esse ativo em sua formulação. Para te ajudar a manter os fios alinhados e cheios de brilho, Elseve de L’Oréal Paris, desenvolveu uma linha de produtos para cuidar do seu cabelo, que contém o ácido glicólico com princípio ativo.
O novo Elseve Glycolic Gloss, possui produtos para todas as etapas de tratamento do seu cabelo, desde a lavagem até a finalização dos fios, permitindo mais brilho ultra gloss que resiste por até 6 lavagens, além de combater a porosidade e selar as cutículas do cabelo. Na linha de Elseve Glycolic Gloss, você também encontra o Acidificante Ultra Gloss que combate o efeito poroso e atua no alinhamento e maciez dos fios. Já o Sérum Prolongador de Gloss é perfeito para dar acabamento nos cabelos, proporcionando maior maleabilidade nos fios, sem deixá-los com aspecto pesado.