Mesmo quem é apaixonada pelo cabelo cacheado ou crespo pode sentir vontade, em alguns dias, de variar a textura dos fios. E, quando isso acontece, a chapinha é a primeira a ser lembrada para a finalização. Mas, apesar de prometer um liso temporário, a fonte de calor e a fricção com o aparelho têm a desvantagem de danificar a definição dos cachos e, ainda, causar um maior ressecamento nas pontas. Quer alisar as madeixas para ganhar um look diferente em um evento especial ou apenas variar o estilo no dia a dia? Confira 9 dicas que vão te ajudar a fazer o processo sem prejudicar os fios anelados!
1 - Hidrate o cabelo para deixá-lo mais sedoso
O segredo principal para não danificar os cachos na hora da chapinha é reduzir, ao máximo, a quantidade de vezes que o aparelho é usado para esticar as mechas. Por isso, para não correr o risco de precisar alisar a mesma seção por várias vezes, é importante recorrer a alguns cuidados que garantem que o cabelo fique sedoso e, consequentemente, alise com mais facilidade. Investir em uma hidratação caprichada no dia, por exemplo, é fundamental para deixar as madeixas macias, livres de frizz e com um brilho intenso.
2 - Utilize um finalizador anti-frizz
Além de fazer uma hidratação caprichada, outra dica importante é escolher produtos anti-frizz na hora de finalizar o cabelo. Sabe aqueles fios arrepiados que parecem que só desaparecerão depois de várias camadas de prancha? Utilizando esse tipo de finalizador, eles serão alinhados com mais facilidade - o que permitirá que você exiba um look perfeito sem precisar prejudicar a estrutura do seu cacho com a fonte de calor e o excesso de atrito com a chapinha.
3 - Não esqueça do protetor térmico
Toda mulher que cuida do cabelo sabe disso, mas vale reforçar: na hora de usar qualquer fonte de calor, o uso do protetor térmico é indispensável! Contando com termoprotetores na fórmula, eles contam com a vantagem de criar uma película protetora ao redor do fio, impedindo que a alta temperatura afete a fibra capilar e cause ressecamento e porosidade. Por isso, depois de aplicar um leave-in anti-frizz, passe um pouquinho do produto para continuar com as madeixas saudáveis mesmo depois da chapinha.
4 - Divida o cabelo em duas partes na hora de usar o secador
Para reduzir o contato do cabelo com o calor, use o secador apenas com o objetivo de retirar a umidade dos fios e desfazer o formato dos cachos ao invés de gastar mais tempo em um alisamento elaborado. Por conta disso, não se preocupe em dividir as madeixas em várias seções: apenas reparta-as ao meio e use o secador com o auxílio de uma escova ou pente.
5 - Deixe o secador em temperatura baixa e velocidade fraca
Além de criar apenas duas seções, outro segredo importante é deixar a temperatura e a velocidade do secador mais fracas. Como o objetivo não é fazer uma escova lisa - mas, sim, apenas desfazer a textura cacheada e secar os fios -, também vale deixar o aparelho mais afastado para que os fios não acabem queimados e mais fragilizados.
6 - Enrole o cabelo na hora do procedimento
Como o cabelo está dividido em duas seções, ao terminar de secar a primeira delas com o secador, enrole-a como se fosse fazer uma trança, mas com apenas duas mechas. Essa dica aparentemente simples é importante para evitar que as madeixas fiquem embaraçadas antes da secagem chegar ao fim.
7 - Divida mechas bem fininhas para passar a chapinha
Depois de garantir que o cabelo já perdeu a textura cacheada ou crespa e está bem seco, é o momento de alisá-lo com a chapinha. Nessa hora, ao contrário do que foi feito com o secador, se preocupe em criar mechas bem finas para garantir que, ao final do procedimento, você exiba um liso perfeito.
8 - Passe a chapinha junto com um pente fino
Como já foi falado, encontrar maneiras de reduzir o atrito da chapinha com o cabelo é a dica fundamental para manter os cachos intactos depois da lavagem. Além dos cuidados na preparação, existe um truque muito utilizado pelas gringas que também facilita o alisamento e dispensa a fricção com o aparelho por inúmeras vezes. Conhecido como "chasing method", o procedimento consiste em alisar os fios com o auxílio de um pente fino para que eles fiquem alinhados e mais lisos rapidamente.
9 - Use um óleo finalizador para selar as cutículas
Depois de passar a chapinha com o pente em todas as seções e dividir o cabelo de acordo com sua preferência, é hora de finalizar o procedimento! Para reforçar o brilho das madeixas e deixar o liso mais bonito, aplique um óleo finalizador de textura leve para garantir que as cutículas sejam seladas.
Matéria publicada em 22 de março de 2021, por Webedia.