Por mais que a vontade de recuperar o cabelo natural seja forte, quem está passando pela transição capilar pode acabar desanimando do processo quando passa a ter dificuldades de lidar com as duas texturas capilares. Mas, para aquelas que sabem que ainda tem um longo caminho a percorrer, o segredo é focar nas recompensas que virão junto com o retorno aos cachos, como a sensação de liberdade e aceitação das madeixas do jeitinho que elas são. Confira algumas delas para se inspirar!
1 - Não precisar se preocupar com o retoque da raiz
Por mais potente que seja o produto escolhido para alisar as madeixas, é difícil não se preocupar com o retoque sempre que a raiz começa a crescer - afinal, por mais que alguns processos levem o nome de "definitivos", a química não modifica internamente os fios. E mesmo que, no final, o resultado do efeito liso fosse deslumbrante, dá um alívio imenso pensar que nunca mais será preciso enfrentar horas na cadeira do salão, não é mesmo? A dica então é focar nisso sempre que bater aquela vontade de desistir da transição e marcar o primeiro horário disponível com o seu cabeleireiro.
2 - Pensar na economia feita com o alisamento e investir em produtos para os cachos
Além de ter o compromisso de ir ao cabeleireiro no período certo e, ainda, torcer para que próximo retoque fique tão bom quanto o último, gastar uma quantia de dinheiro considerável também é um dos problemas que vem junto com os alisamentos. Não que o cabelo natural também não cause gastos, mas acredite: dá uma satisfação maior usar todo esse dinheiro que era reservado para a química para fazer uma coleção de produtos específicos para o seu tipo de fio.
3 - Ir à praia ou piscina sem se preocupar com a prancha
Uma das maiores vantagens de passar pela transição capilar e, finalmente, recuperar a textura natural é não precisar mais deixar de molhar o cabelo na água da praia ou da piscina. Sabe quando todos os amigos marcavam de ir à praia para aproveitar o calor e você acabava se privando dos mergulhos para não detonar aquela escova maravilhosa? Então, isso não fará mais parte da rotina. Exibir as madeixas naturais é, acima de tudo, ter liberdade - tanto para quebrar os padrões do liso quanto para aproveitar o verão como se deve.
4 - Fazer atividades físicas sem ficar pensando no estrago que o suor fará na raiz
Quem pratica algum esporte ou frequenta a academia sabe como é chato fazer as atividades pensando em como a raiz deve estar com todo o suor que você está liberando, já que basta transpirar um pouco para ela já destoar das pontas devidamente alisadas - principalmente, quando está chegando a época do retoque. Mas a boa notícia é que, depois da transição capilar, não vai mais ser precisar esquentar a cabeça com nada disso: com o cabelo natural, é só fazer o penteado certo para deixar os cachos protegidos e pronto; nada de raiz se destacando no look.
5 - Aprender a cuidar do próprio cabelo
Como a química é um processo mais complicado, que deve ser feito por quem realmente entende do assunto, a maioria das mulheres só faz o procedimento no salão de cabeleireiro. Mas, com o cabelo natural, as idas ao salão ficam cada vez menos frequentes - a não ser que surja a vontade de arriscar um novo corte ou coloração, por exemplo. Aprender a cuidar dos próprios fios é uma habilidade que a maioria das cacheadas e crespas acaba adquirindo durante a transição capilar, então aproveite esse momento para ir conhecendo cada detalhe da textura dos fios.
6 - Não ver a chuva como uma inimiga
Finalizar o cabelo e, depois, ver os fios com frizz por causa da chuva é desagradável para quem usa os cabelos naturais, mas essa preocupação é ainda maior entre as que recorrem à dupla dinâmica do efeito liso: a escova e chapinha. Por isso, depois de passar tanto tempo fugindo de um simples chuvisco, você vai ver como será libertador estar com os cachos naturais e não se desesperar quando a chuva começar a cair justo no dia que você esqueceu o guarda-chuva.
7 - Se olhar no espelho e se aceitar como é
Além de todos esses benefícios que farão diferença no dia a dia, o mais importante deles é perceber que, depois de recorrer a tantos procedimentos químicos para modificar uma característica sua, você aprendeu a se aceitar. Por mais que lidar com as duas texturas seja complicado, e que também seja estressante tentar ajeitar os cachos em um "bad hair day", você perceberá que não há nada como, finalmente, se amar do jeitinho que é.
Matéria publicada em 03 de Março de 2021, por Webedia.