Com a correria do dia a dia, nada como umas belas horas de sono para reparar o corpo e a mente! Não é segredo para ninguém que o período de repouso noturno é essencial para a aparência da pele e cabelos, tanto que muitas o apelidam de "sono de beleza", mas você sabia que alguns hábitos bem comuns podem estar comprometendo os seus benefícios? Confira os 6 erros mais comuns!
1. Não desembaraçar os fios antes de dormir
Antes de dormir, é muito importante escovar os cabelos para evitar que os nós criados durante o dia quebrem a fibra, ou mesmo que se formem novos embaraços. O hábito de desembaraçar os fios também promove o crescimento mais rápido dos cabelos, estimulando as suas raízes; e ainda espalha a oleosidade natural por todo o comprimento, contribuindo para a sua hidratação.
2. Dormir com o cabelo preso
Muitas mulheres preferem dormir com os cabelos presos, para que estes não atrapalhem o seu sono. No entanto, se forem presos de forma muito apertada, o hábito pode causar a quebra e queda dos fios. Mas para aquelas que não gostam de ir para a cama com as madeixas soltas, a dica é escolher fitas de cetim ou mesmo aqueles elásticos envoltos em tecido, que causam menos danos à fibra capilar.
3. Usar uma fronha de algodão
O hábito de dormir em travesseiros com fronha de algodão é bastante comum, no entanto, para preservar a saúde e beleza dos cabelos, é preferível apostar na seda ou cetim. O que acontece é que as fibras de algodão criam atrito com os fios, fazendo com que eles fiquem danificados e com aspecto seco e quebrado. Já com a seda ou o cetim o mesmo não acontece, facilitando o deslize dos cabelos no travesseiro durante a noite, independente dos movimentos da cabeça.
4. Dormir com o cabelo molhado
Ir para a cama de cabelo molhado é um dos inimigos da saúde dos fios. Como a fibra capilar úmida fica mais sensível, o atrito com o travesseiro pode aumentar ainda mais o risco da quebra durante a noite. Dormir com os fios molhados ainda pode ser bem prejudicial para a aparência no dia seguinte, já que o cabelo vai secar amassado e sem forma.
5. Não dormir as horas necessárias
A privação das horas adequadas de sono leva ao aumento do estresse, o que pode ter consequências terríveis na saúde dos cabelos. O hábito de dormir pouco pode causar a queda aguda dos fios, uma vez que essa deficiência afeta o sistema imunológico e a secreção de hormônios, nomeadamente o cortisol, que estão intimamente ligados à saúde da pele e consequentemente do couro cabeludo. Por isso, certifique-se que repousa o tempo necessário organizando-se para desfrutar no mínimo de 7 a 8 horas de sono por noite.
6. Não retirar o spray fixador no cabelo
Assim como acontece com a maquiagem, é essencial remover qualquer produto fixador dos fios antes de dormir, como gel, spray ou mousse. Eles enrijecem a fibra, deixando-a mais propensa a quebrar com qualquer dobra, além de deixarem resíduos no travesseiro que podem ser prejudiciais à saúde de sua pele.
Matéria publicada em 23 de março 2021, por Webedia.