Espinha e cravos são dois problemas bastante temidos pelas mulheres adultas. Aquelas que têm a pele oleosa e com tendência à acne já sofrem naturalmente com as inflamações, mas costumam ter uma rotina de cuidados com a pele regrada para evitar qualquer contratempo. Mas além do fator genético, a oleosidade natural do rosto pode se acumular na pele devido a hábitos errados do dia a dia, formando, assim, as acnes e os cravos até mesmo em quem não tem a pele oleosa. Confira 5 deles e saiba como reverter!
1 - Não tirar a maquiagem completamente
Dormir maquiada é praticamente a infração número 1 para quem quer ter uma pele bonita e sem espinhas. Ao fim do dia, os produtos ali acumulados podem entupir os poros e se misturar à oleosidade natural da pele. Com os poros obstruídos, o óleo não consegue sair e se acumula, formando, assim, as inflamações. Por isso, remover a maquiagem completamente precisa ser um hábito diário e pode ser feita de várias maneiras.
Como retirar a make: Para quem tem preguiça de tirar a maquiagem antes de dormir, uma dica super útil é usar lenços micelares, que podem ficar na cabeceira da cama e retiram os resíduos em um único passo. A água micelar também tem o mesmo papel, e além de remover a maquiagem, também vai limpar a cútis, purificar e deixar a pele sequinha e pronta para dormir.
2 - Não lavar o rosto 2x ao dia
Outro problema que pode causar acnes e cravos é a falta de limpeza com um sabonete adequado para o rosto. Além de escolher um que seja específico para o tipo de sua pele, é preciso higienizar, em média, 2x por dia: uma de manhã, ao acordar, e uma à noite, antes de dormir. Dessa forma, a oleosidade natural da pele será removida, e os resquícios acumulados durante o dia inteiro também, evitando, assim, o entupimento dos poros.
3 - Não esfoliar o rosto
O esfoliante é aquele produto curinga e amado pelas donas de pele oleosa por remover todas as células mortas que podem estar entupindo os poros e causando as acnes e os cravos. Esfoliar o rosto também significa deixar a pele mais lisa e uniforme, além de uma aparência viçosa e até rejuvenescida.
Frequência ideal: Para quem tem a pele naturalmente oleosa, o esfoliante deve ser usado até 2x por semana. Já as donas de pele normal podem esfoliar a cútis 1x por semana, enquanto as donas de pele seca e madura podem apostar na técnica de 15 em 15 dias, sempre hidratando após o procedimento.
4 - Não limpar a tela do celular
Pode parecer estranho, mas você já parou para pensar que a tela do celular acumula bactérias e está sempre em contato com o rosto, principalmente na área das bochechas? Não limpar o aparelho também pode estar causando as inflamações, por menor que sejam, e a dica é sempre ter um lencinho micelar à mão para retirar completamente os resquícios de impurezas e oleosidade.
5 - Não usar protetor solar
Não usar protetor solar também é um hábito errado para quem quer prevenir espinhas. Além de proteger a pele de queimaduras, manchas e envelhecimento precoce, o filtro solar também evita a "acne solar', um tipo de espinha que surge somente por causa da exposição excessiva e prolongada aos raios solares.
Dicas para usar protetor solar: Para quem ainda não está habituada a usar o item diariamente, uma dica é começar pelos filtros com toque seco, que deixam a pele bem sequinha e sem aquela sensação pegajosa, ou pelos protetores com cor, que otimizam a rotina de beleza e também servem como base de maquiagem.
Matéria publicada em 25 de março de 2021, por Webedia.