Apesar de parecer normal por causa do tipo de rotina agitada que vivemos, a pele com aspecto de poros mais dilatados, cravos e espinhas não é uma regra - e pode ser evitada com a rotina certa. Mas por mais cuidados que se tenha, alguns hábitos acabam por deitar por terra os melhores dos esforços, piorando esses problemas. Confira 4 práticas comuns que deixam os poros obstruídos e saiba como evitá-las de uma vez por todas!
Saiba qual a rotina de cuidados ideal para a sua pele
Não preparar a pele antes da maquiagem
É de manhã cedinho e você mal consegue enxergar as coisas na sua frente, certo? Além disso, aqueles minutinhos a mais na cama acabaram comprometendo o tempo reservado para completar cada passo da produção da maquiagem. Na pressa, o jeito foi pular algumas etapas.
Onde está o problema: Você provavelmente pulou a parte mais importante do processo, que é a higienização para remover os resíduos já acumulados. Limpar a pele com calma, usando o sabonete e tônico adstringente ou água micelar faz toda diferença não só para um resultado mais bonito na maquiagem, mas também para uma pele mais saudável.
O que se deve fazer: Em primeiro lugar, livre-se da preguiça, e em segundo, nunca esqueça de limpar e hidratar muito bem o rosto antes de disfarçar qualquer imperfeição. Além disso, para realmente "blindar" a pele, aposte no Blur Mágico, que suaviza a pele e preenche os poros sem entupir, criando uma barreira contra as impurezas e os produtos de maquiagem.
Usar produtos errados para a sua pele
Se o seu caso for o contrário, você nunca deixa de lado os cuidados com o rosto: todo dia, você segue uma rotina religiosa com vários produtos para a saúde da pele e, mesmo assim, as espinhas continuam aparecendo e os poros continuam dilatados.
Onde está o problema: É bem importante lembrar que a pele também precisa de descanso e, mais importante, dos cuidados certos. Usar produtos muito oleosos ou que não correspondem às necessidades da sua pele podem desequilibrar toda a derme e deixar os poros entupidos, causando inflamações acneicas e cravos.
O que se deve fazer: Procure entender qual é o seu tipo de pele e não se esqueça de contar com a ajuda de um especialista para isso. A partir daí, selecione a linha mais adequada para o seu rosto e, se necessário, combine produtos nas diferentes regiões da face.
Errar na frequência da esfoliação
Esfoliar é o principal cuidado da rotina para desobstruir os poros e melhorar a textura da pele, e quando esse passo é ignorado, vão-se acumulando camadas de células mortas, impurezas e restos de produtos que não saem com as lavagens simples.
Onde está o problema: Deixar de esfoliar a pele é deixar de limpá-la de forma mais profunda - o que é indispensável para prevenir obstruções.
O que se deve fazer: De acordo com o seu tipo de pele, vale esfoliar de uma a três vezes por semana com um produto suave, espalhando o mesmo no rosto umedecido com movimentos circulares, caprichando nas regiões mais problemáticas como queixo e laterais do nariz.
Esquecer de tirar a maquiagem antes de dormir
Esse é um erro crasso! Embora muitas já saibam que não tirar a maquiagem é péssimo para a pele, outras ainda insistem em pular a etapa depois de um dia muito cansativo ou ao chegar em casa bem tarde. Mas existem alternativas!
Onde está o problema: Ainda que você tenha todos os motivos do mundo para deixar a preguiça tomar conta da situação, não retirar a maquiagem do rosto seria um dos piores erros. Isso porque, durante a noite, não apenas a maquiagem, mas também toda a poluição a que você foi exposta, entrará nos seus poros, causando o envelhecimento precoce e todos os problemas já referidos anteriormente, como as espinhas e cravos.
O que se deve fazer: O ideal é sempre remover todos os os vestígios de produtos e sujeiras que estiverem na superfície da pele. Para isso, junte suas forças e recorra aos lenços demaquilantes ou à água micelar que, são superpráticos e não precisam de enxágue.
Matéria publicada em 20 de janeiro 2021, por Webedia.