1 - Rabo de cavalo com topete
Quer mais elegância do que o rabo de cavalo com topete? Fácil de fazer, ele disfarça qualquer frizz que apareça na raiz e na metade do comprimento das madeixas. Basta ter em mãos um elástico, elevar o cabelo de forma "frouxa", deixando a raiz mais soltinha e passar o elástico no alto ou no meio da cabeça. Antes de prender, vale escolher se deseja puxar todos os fios para trás ou se prefere exibir uma risca central no meio do topete, o que pode deixar o penteado ainda mais glamouroso.
2 - Rabo de cavalo com trança
Quem gosta do rabo de cavalo mas prefere também disfarçar o comprimento dos cabelos pode apostar na trança. Ao invés de criar o jeito tradicional, trançando diretamente os fios pela raiz, vale prender um rabo de cavalo bem alto e só então começar a trançar. Se você gosta de volume e o problema são os cabelos muito finos que murcham ao chegar no trabalho, vale puxar os gominhos da trança com as pontas dos dedos para um resultado mais volumosos.
3 - Coque alto
O coque já é um grande curinga no look trabalho, mas não é qualquer coque que entrega elegância. Se você trabalha em um ambiente formal, vale apostar no coque rosquinha superalto, feito bem no topo da cabeça. A dica para deixá-lo mais arrumado - principalmente para as donas de fios crespos e cacheados - é pentear a raiz e puxá-la bem na hora de moldar o penteado. Depois, basta prender os fios com um elástico discreto.
4 - Penteado semi-preso romântico
O semi-preso é o favorito das mais românticas e delicadas, além de ser super prático por se adaptar a cabelos curtos, médios e longos. Se a franja está incomodando ou se os fios da frente estão desalinhados, vale apostar no penteado de forma simples, prendendo uma mecha de cada lado atrás do cabelo com um elástico, grampo ou outros acessórios mais elaborados. Também vale fazer o semi-preso separando a metade dos cabelos de cima e prendê-los.
5 - Rabo de cavalo invertido
Outra versão do rabo de cavalo é a invertida, feita rente à nuca e com o comprimento do cabelo colocado por dentro da base do penteado. Apesar de parecer complexo, o styling é super fácil de ser criado: basta prender o rabo de cavalo normalmente, com os fios baixos. Depois, afrouxe um pouco o elástico, abra um espaço antes do prendedor e insira todo o comprimento nesta buraquinho. Pronto!
6 - Trança embutida
Se o cabelo formou um volume incontrolável no caminho de casa para o trabalho, a trança embutida é uma das melhores opções para disfarçar esse contratempo. O penteado pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, desde os lisos, ondulados e cacheados, e até mesmo em cabelos curtos. Uma opção para deixá-la ainda mais diferente é que fazer a parte embutida somente até a nuca e depois continuar a trançar do modo tradicional.
7 - Semi-preso com trança e coque
Em ambientes de trabalho mais despojados, vale misturar diversos estilos em um só, dando um acabamento messy ao visual. Uma alternativa é o penteado "half bun", ou seja, semi-preso com coque, e que leva uma trança lateral como um detalhe super charmoso. O look é perfeito para disfarçar fios desalinhados, raiz rebelde e até mesmo oleosidade no meio do expediente.
8 - Trança lateral escondida
Um dos penteados que vêm fazendo sucesso entre as "beauty bloggers" no Instagram é o cabelo solto com uma trança lateral semi escondida nos fios. Além de delicado, o look é super rápido e fácil de ser criado quando a intenção é esconder uma franja ou mecha que insiste em cair no rosto na hora do trabalho: basta ter em mãos um grampo para prender a ponta da trança por dentro das mechas soltas.
9 - Mecha torcida com coque
Outro truque para disfarçar a raiz desalinhada e rebelde é fazer uma mecha torcida com os fios da frente. Para quem gosta de volume, vale pegar uma grande quantidade de fios e torcê-los, prendendo o final do cabelo em um coque ou rabo de cavalo elegante.
10 - Trança unicórnio
Quer prender a franja ou disfarçar a oleosidade da raiz e ao mesmo tempo andar estilosa no trabalho? Aposte na trança unicórnio, que é feita bem na risca central dos fios. Basta dividir o cabelo ao meio e criar uma trança embutida, prendendo a ponta da trança com um elástico ou grampinho de cabelo.
Matéria publicada em 23 de Março de 2021, por Webedia.