Chegou aos 30 anos ou até já passou um pouquinho dessa idade? Então, com certeza deve ter percebido que a preocupação com a beleza é diferente de quando você tinha 20 anos! É claro que os cuidados com a pele e com o cabelo podem - e devem! - continuar em dia, mas há coisas que você só descobre aos 30. Aí, as preocupações de beleza tornam-se outras: como disfarçar os fios brancos, como fugir das linhas de expressão... Confira 10 delas!
1. Que remover a maquiagem na noite anterior pode fazer mal à pele
Se você dormir de maquiagem, já sabe que a pele não vai acordar tão bonita e macia como antigamente. Remover os produtos antes de dormir é essencial em qualquer idade, mas aos 30, pode afetar a textura e provocar o envelhecimento da pele. É que nessa idade a pele é mais ressecada do que uma pele jovem e responde muito menos às agressões externas. Por isso, para evitar poros entupidos, oleosidade em excesso e olheiras indesejadas, remova a maquiagem todos os dias, assim que chegar em casa!
2. Que você pode disfarçar os fios brancos sem estresse
Aos 30, a preocupação com os fios brancos já começa a surgir. E quando você decide que já é a hora de disfarçá-los, descobre que as opções vão muito além das colorações permanentes - e que você pode, sim, colorir os fios brancos sem se estressar ou se preocupar demais com retoques. É que além dos tonalizantes e das colorações semi-permanentes, que são mais leves por não conter amônia, hoje já existem sprays para cobrir raízes brancas, que são instantâneos e de várias cores para disfarçar os fios grisalhos até a próxima lavagem.
3. Que não dá para deixar o protetor solar para depois
Um dos itens de proteção mais importantes para a pele passa a ser indispensável para você: o filtro solar. Além de proteger a pele das queimaduras e manchas de sol, você descobre que o filtro também protege a pele do envelhecimento precoce, ou seja, das rugas e das linhas de expressão. Assim, você se dá conta que viver com ele todos os dias nem é tão complicado assim, e que já existem fórmulas que não deixam a pele do seu rosto pegajosa.
4. Que o creme anti-rugas pode virar seu melhor amigo
Aos 30, você também percebe que hidratar a pele antes de dormir não é um bicho de 7 cabeças, já que ela vai ficando mais ressecada aos pouquinhos! Se durante os 20 anos a preocupação em aumentar a oleosidade da pele te impedia de hidratar o rosto - o que é um mito, porque a pele oleosa também precisa ser hidratada - aos 30 anos você faz questão de ter seu creme hidratante ou anti-envelhecimento para o rosto, completo com componentes que deixam sua pele mais luminosa, macia e protegida.
5. Que fazer um corte de cabelo não é um choque tão grande
Se você foi do time de mulheres que tinha medo em cortar o cabelo quando mais jovem, deve ter descoberto que fica muito mais fácil mudar e apostar em visuais novos. A maturidade ajuda um pouquinho nesse quesito: você percebe que cabelos médios e curtos podem cair bem e que se não agradarem, não tem problema - eles crescem de novo!
6. Você começa a adorar os produtos multifuncionais porque eles salvam os dias de correria
Se a vida fica mais corrida depois dos 30, você começa a descobrir que os produtos multifuncionais ou de ação imediata vão salvar o seu dia - e a sua pele! Ampolas de cabelo que garantem um mega brilho em poucos minutinhos ou máscaras de argila que renovam e tratam as imperfeições da pele em menos de 10 minutos tornam-se suas verdadeiras aliadas nos tratamentos caseiros.
7. Que simples exercícios físicos podem melhorar até a textura da pele
É normal que ao longo do tempo, o metabolismo do corpo desacelere aos pouquinhos. E então você passa a descobrir que fazer exercícios pode não ser tão monótono assim e que as atividades físicas vão te deixar com muito mais energia e até mesmo melhorar a aparência da pele: é que eles liberam as toxinas e estimulam a produção de serotonina, substância responsável pelo bom humor e qualidade do sono, o que faz com que a pele fique menos flácida e também menos oleosa.
8. Que outras partes do corpo também merecem cuidados
Ao começar a cuidar da pele, é normal focar apenas no rosto, mas você descobre que o pescoço, o colo e as mãos também possuem uma pele sensível e que pode ficar com aparência envelhecida mais rápido do que outras parte do corpo, se não houver cuidado. O creme para mãos começa a fazer parte da sua rotina no dia a dia, e você passa a aplicar o seu creme anti-envelhecimento no pescoço e no colo também.
9. Que o seu cabelo passa a ter uma textura diferente
Depois dos 30 anos, você também descobre que algumas mudanças podem acontecer com seu cabelo: eles podem perder massa e ficar mais finos e sem movimento ou podem ficar mais ressecados, por causa da perda de melanina e o aparecimento de fios brancos. Mas nada como bons cremes de hidratação ou reconstrução que ajudam na melhora dos fios, ou um corte em camadas que garante mais movimento e balanço aos cabelos finos!
10. Que comer alimentos saudáveis não é tão traumático assim
Se você foi daquelas que comia de tudo na adolescência ou na fase dos 20 anos e achava impossível parar de comer doces, frituras ou diminuir bebidas álcoolicas, também pode descobrir que depois dos 30, o metabolismo diminui e alguns alimentos podem aumentar o colesterol ou contribuir para a oleosidade da pele. Com mais maturidade, você passa a entender que comer bem não é sinônimo de esforço, mas sim, de bem-estar para o corpo.
Matéria publicada em 03 de março 2021, por Webedia.