Sempre se perguntou porquê o secador tem temperaturas diferentes e como elas funcionam? Cada uma tem uma especialidade diferente e saber o momento ideal para usá-la pode potencializar a beleza dos fios. Continue lendo a matéria para saber para que serve e quando apostar nas diferentes opções para estilizar os cabelos.
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
Quente, frio ou morno? Saiba para que serve cada uma das temperaturas do secador
Se a intenção é apenas secar o cabelo, use jato frio ou morno que retiram a umidade sem agredir a fibra capilar. Cabelos molhados têm a escama aberta e as altas temperaturas podem queimar a estrutura interna do fio, danificando-o. O jato frio também é indicado para finalizar escovas e chapinhas porque forma uma proteção, dá brilho, movimento e aumenta o efeito liso.
O ar quente modela os fios, mas pela temperatura alta, não deve ser usado diretamente nos fios. O ideal é deixar de dez a 20 centímetros de distância dos fios e usar na cabeleira com escova que suporte o aquecimento excessivo.
Importante: para proteger os fios das temperaturas mais altas, o segredo é apostar em um finalizador com proteção térmica. Ele pode ser em forma de óleo capilar ou leave-in, o que for melhor para a sua rotina. Aplique no comprimento e pontas antes de usar o secador e, depois, reaplique para blindar os fios já secos do frizz e aspecto arrepiado.
O tipo de secador também é importante para o resultado final
Escolher o melhor tipo de secador ideal para seu cabelo também é importante para um visual bonito. Os com infravermelho secam o fio de dentro pra fora, o que diminui os danos na fibra capilar protetora. Já os de íons podem ser positivos ou negativos. Os íons positivos abrem a cutícula e preparam os cabelos para receber tratamentos químicos, enquanto os negativos fazem o processo inverso, fechando-as e diminuindo o efeito do frizz.
Como o calor excessivo pode fazer mal aos fios, é interessante investir em produtos termo-protetores principalmente se o cabelo for escovado mais de três vezes por semana. Além de proteger, é preciso cuidar,porque químicas e agressões externas ressecam os fios e afinam a fibra capilar.
Matéria publicada em 12 de Abril de 2021, por Webedia.