A cada temporada novos cortes, texturas, cores e estilos de cabelo aparecem e fazem sucesso com o público feminino. Sejam inspirados em uma personagem de novela ou desfilados nas passarelas, as tendências conquistam as mulheres e consequentemente, as mesmas enchem os salões com pedidos e fotos de revistas. Apesar das inovações, existem estilos que transcedem a lista de mais "quentes" do momento e tornam-se clássicos que nunca saem de moda e do gosto da brasileira.
Lisos chapados e compridos
Os fios longos e lisos como são usados pelas atrizes Gwyneth Paltrow e Cleo Pires desde o início de suas carreiras e estão entre os preferidos das brasileiras adeptas dos cabelos alisados. O efeito chapado deixa o look mais sofisticado e garante sensualidade a quem aderir, mas o comprimento alongado requer cuidados especiais que vão da raiz até as pontas, como as hidratações constantes e o leave-in para restaurar pontas duplas.
Chanel: o mais pedido nos salões
Quando o assunto é fazer uma mudança marcante no visual, o corte de cabelo chanel é o mais escolhido entre as mulheres. Seja no estilo clássico na altura da bochecha ou no formato assimétrico, como o eternizado por Victoria Beckham no início dos anos 2000, o estilo continua fazendo sucesso entre a mulherada. Atualmente, o modelo queridinho entre as famosas é o desconstruído, também conhecido como "long bob".
Além de ser um corte que proporciona uma forte repaginada no visual, o chanel de Coco Chanel é muito elegante, adapta-se a todos os estilos e ainda ajuda a rejuvenecer o semblante. As franjas laterais ou retas darão o toque final ao definir um estilo despojado ou classicista.
Black Power: o preferido dos cabelos crespos
O estilo oriundo dos anos 1970 é um clássico estiloso e ousado para as donas de cabelos afro. Combina mais com fios grossos e firmes do que com cachos soltos, já que precisa de volume para ficar cheio. O corte é feito em forma de gota: circular no topo e afilado nas orelhas, de maneira que o contorno dê formato ao rosto. Apesar de atemporal, recentemente, o cabelo crespo cheio e alto ganhou mais holofotes depois de ser usado pela atriz Solange Knowles, a irmã de Beyoncé, que tem o black mais copiado da mídia e faz hidratações de 15 em 15 dias para cuidar das madeixas.
Cacheados abertos e volumosos
Quanto mais volume e cachos definidos, mais glamouroso será o visual. Esse é o estilo que faz a cabeça das cantoras e atrizes hollywoodianas desde os fios cor de mel com bastante volume exibidos pela atriz Jennifer Grey em "Dirty Dancing", até os cachos definidos e aloirados da cantora Beyoncé. Para tê-los cada vez mais bonitos e com aspecto de bem cuidado, são necessárias hidratações frequentes e finalizadores que ajudarão a potencializar o cacheado.
Curtinhos a la Twiggy
Os fios mais curtos com referência masculina que ganharam as mulheres no século 1920 e fizeram sucesso em 1960 depois de serem usados pela modelo Twiggy, nunca mais saíram de moda. Depois de Anne Hathaway apostar no visual, o penteado foi eleito o mais influente do cinema atual, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universal Pictures do Reino Unido e do Conselho de Cabeleireiros da Grã-Bretanha.
Cabelos com aspecto de praia
Os fios texturizados, levemente ondulados e com aspecto bagunçado naturalmente é o preferido principalmente entre as moças que curtem esportes ao ar livre e frequentam praias sempre que podem. Se a cabeleira for loira e tiver mais de dois tons sortidos, mais descolado é o visual. Quem se destacou em 2010 com essa produção foi a cantora Miley Cyrus, quando ainda tinha os fios longos, ondulados e em diferentes tons de loiro. No cenário nacional, as adeptas desse charme californiano são as belas Carolina Dieckmann e Ellen Jabour.
Corte em camadas e franjão
O corte em camadas é do tipo "coringa": vai muito bem quando não se tem certeza do que fazer nos fios. Além de ser a mais simples das opções, a escolha desse modelo é ideal para quem tem os cabelos muito finos ou apenas deseja adicionar volume às laterais. Um bom exemplo desse tipo é o cabelo da atriz Ingrid Guimarães. As camadas ajudaram a destacar ainda mais suas mechas em diferentes tonalidades. Geralmente quem opta por esse modelito usa a franja na altura do queixo.
Matéria publicada em 12 de Abril de 2021, por Webedia.