Hidratações e nutrições semanais devem fazer parte da rotina de toda mulher que quer exibir cabelos bonitos e bem tratados. No entanto, com trabalho, faculdade e demais compromissos do dia a dia, nem todas têm tempo de acordar muito cedo ou dormir mais tarde para fazer o tratamento nos fios. Mas você sabia que existem alguns cuidados para tratar os fios na hora do sono? Confira!
Umectação e máscaras específicas são opções para tratar o cabelo na hora de dormir
Facilitar a vida de quem tem o dia a dia corrido não é a única vantagem dos tratamentos noturnos: o período da noite conta com um aumento da renovação celular, o que faz com que haja uma maior nutrição nos fios.
Mas engana-se quem pensa que as máscaras tradicionais podem ser usadas nessa função. Como elas só podem ficar no cabelo por um determinado período, deixá-las durante toda a noite pode acabar causando um efeito rebote ao invés de tratar. Por isso, para reparar e nutrir os fios da maneira correta, aposte em máscaras que tenham fórmulas específicas para os cuidados noturnos.
Já para quem procura um tratamento mais profundo, a melhor opção é a umectação capilar. Aplicando óleo em todo o cabelo, ela consegue nutrir a fibra capilar e eliminar as pontas ressecadas, a aparência opaca, o frizz e as pontas duplas - além de também ajudar a acelerar o crescimento quando é aliada à massagem no couro cabeludo.
Como fazer a umectação noturna?
1 - Comece com o cabelo seco e divida-o em seções. Como as cutículas não precisam estar abertas para que a umectação penetre na fibra capilar, eles não precisam estar limpos;
2 - Aplique o óleo da raiz às pontas, enluvando cada uma delas com bastante cuidado;
3 - Enrole um tecido ou uma camisa velha no cabelo para dormir tranquilamente;
4 - Na manhã seguinte, faça o método UCPE - umectar, condicionar, pausar e esperar - para facilitar a retirada. É simples: ainda sem enxaguar o óleo, aplique condicionador da raiz às pontas do cabelo e deixe-o agindo por alguns minutos;
5 - Feito isso, é hora de enxaguar! Para conservar o brilho e o aspecto sedoso da umectação, a dica é não usar o shampoo e fazer a retirada apenas com condicionador e bastante água.
Estilização e forma de prender podem facilitar a finalização do cabelo na manhã seguinte
Quando não for noite de tratamento, as mulheres com rotina agitada também podem aproveitar o momento do sono para deixar o cabelo pré-arrumado para a manhã seguinte. Para as donas de cabelos lisos e ondulados, por exemplo, uma boa dica é desembaraçar as madeixas, aplicar um pouco de leave-in no comprimento e fazer uma trança ou um coque frouxo. O resultado é uma ondulação despojada nas pontas, que já te deixa praticamente pronta para o trabalho ou aula - basta ajeitar os fios com os próprios dedos e, no máximo, aplicar um pouco de óleo anti-frizz.
Já para quem tem cabelo cacheado ou crespo, a recomendação é um pouco diferente: para manter as ondas intactas na hora de dormir, experimente prender os fios no alto da cabeça com um coque-abacaxi, usando um elástico bem frouxo para evitar marcas. Mas, atenção: para garantir que o truque realmente funcione, na finalização que for feita no dia da lavagem, prefira cremes de pentear que ajudem a modelar os cachos e ajudem a aumentar a definição.
Matéria publicada em 25 de março de 2021, por Webedia.