Na transição capilar, é comum querer que o cabelo cresça rápido e que os cachos ou as ondulações apareçam novamente! As dúvidas sobre o tão falado big chop também são frequentes: em quanto tempo vou precisar fazer o corte? Ele é obrigatório?
Se você quer começar a transição ou já faz o processo há algum tempo e sente que os fios não estão crescendo do jeitinho que você imaginava, explicamos melhor todo o processo abaixo. Confira!
Transição capilar: em quanto tempo os cachos voltam?
A transição capilar é o período que vai desde o último retoque da química até o momento do último corte para tirar a parte alisada, que não vai mais cachear. E quanto tempo dura esse processo? Depende! Não há um tempo específico de duração, porque ele vai depender de pessoa para pessoa.
O final da transição é quando não sobrar nenhuma pontinha de cabelo com química: tem gente que aposta direto no big chop para não ter que lidar com as duas texturas. Outras preferem esperar os cachos crescerem até um comprimento confortável para cortarem a parte lisa sem radicalizar o visual.
Na transição, cabelos danificados podem demorar mais tempo para crescer
Todo tipo de cabelo cresce, em média, 2 centímetros por mês. Só que fios muito danificados pela química podem crescer devagar por estarem frágeis, quebradiços e com poucos nutrientes. A saída para acelerar o crescimento é fazer um cronograma capilar (com direito a hidratação, nutrição e reconstrução) para fortalecer e encorpar os fios. Assim, os cachos vão crescer saudáveis e no tempo certo!
Aqui, a gente criou um passo a passo de como montar um cronograma para fios muito danificados, mas você pode conferir a função de cada etapa aqui:
Etapa #1: Deve ser a hidratação. A máscara de tratamento deve ser aplicada toda semana. Aqui, você aprenda o que procurar na fórmula das máscaras.
Etapa #2: Depois da hidratação, dê dois dias de pausa e aplique uma máscara de nutrição com máscara com óleos, como o de coco , por exemplo. A nutrição também deve ser feita toda semana.
Etapa #3: Chegou a hora da reconstrução, que deve ser feita em semanas intercaladas, ou seja, de 15 em 15 dias. A ideia é repor massa com cremes de queratina ou arginina.
Fator encolhimento: é bom lembrar que cabelos cacheados e crespos, principalmente os do tipo 4, têm o fator encolhimento, o que dificulta observar o real crescimento e o tamanho dos fios. Isso não quer dizer que eles não estejam crescendo, ok? Aqui, a gente provou que fios crespos também podem ser compridos!
Em quanto tempo devo fazer o big chop? Ele é obrigatório?
De cara, o big chop pode assustar algumas pessoas que entram na transição capilar, mas fica tranquila: o corte não precisa ser curtinho, tipo pixie, e também não tem um tempo certo para ser feito. Muitas cacheadas e crespas nem mesmo fazem o big chop radical - e já falamos sobre o processo da transição sem o big chop nessa matéria aqui!
É que o corte pode acontecer aos pouquinhos: você pode ir cortando as pontinhas lisas conforme a raiz cacheada for crescendo, de 3 em 3 meses, ou quando você achar necessário. Assim, você não precisa desapegar do cabelo de uma vez só.
Esse é o seu caso? Então, você terá que lidar com as 2 texturas, mas nada de muito drama! Aqui, a gente te dá várias dicas de como disfarçar as 2 texturas na transição.
Matéria publicada em 25 de março 2021, por Webedia.