A trança embutida é um dos penteados favoritos das apaixonadas por tranças. Bem versátil, ela combina com diferentes ocasiões, desde casamento até festas de formatura. E o melhor de tudo é que você pode utilizar a técnica da trança embutida tradicional para criar diferentes penteados naqueles dias em que você precisa de um visual mais moderninho e elaborado.
Pensando nisso, selecionamos seis penteados com tranças embutidas para você testar em casa. Não sabe fazer tranças de cabelo? Sem problemas! Também separamos um passo a passo simples para você fazer a trança embutida sem errar e depois utilizá-la nas dicas de penteados da lista.
TRANÇA EMBUTIDA LATERAL COM COQUE BAIXO É PENTEADO CLÁSSICO PARA MOMENTOS ESPECIAIS
Se você gosta de penteados clássicos e com uma pegada romântica, vai adorar a trança embutida lateral com coque baixo. Esse é um penteado muito utilizado em festas e eventos mais formais devido ao seu ar sofisticado. É uma ótima opção de penteados para formaturas, para madrinhas de casamento e até mesmo noivas.
Reproduzir o look é relativamente simples: em vez de fazer a trança embutida no centro da cabeça, faça em uma das laterais. Lembre de deixar a ponta da trança livre, para que ela possa ser incorporada ao coque, que deve ser feito na altura da nuca.
TRANÇA BOXEADORA É VERSÃO MAIS DESCONTRAÍDA E ATUAL DA TRANÇA EMBUTIDA
Se você prefere tranças mais modernas e despojadas, a trança boxeadora é uma ótima opção. Esse é um dos modelos de tranças favoritos das influenciadoras no Instagram, especialmente das cacheadas, e também conquistou várias famosas. O penteado consiste em criar duas tranças embutidas nas laterais da cabeça, bem parecidas com a trança embutida tradicional.
Você pode estilizar suas tranças boxeadoras com elásticos de cabelo ou jumbos coloridos. O look pode ser utilizado no dia a dia e em festas mais descontraídas, além de ser uma boa opção de penteado para fazer exercícios físicos.
TRANÇA RAIZ É UMA OPÇÃO ROMÂNTICA PARA CRIAR TRANÇA EMBUTIDA NOS CABELOS SOLTOS
As tranças embutidas não precisam ser sempre grandes e imponentes. Você também pode apostar em versões mais delicadas do penteado, que são muito utilizadas para estilizar cabelos soltos. Também conhecida como trança raiz, a trança embutida mais fina pode ser feita nas laterais dos cabelos ou na parte frontal da cabeça apenas como um detalhe para deixar o look mais interessante e romântico.
Por serem menores e mais finas, são práticas e rápidas de fazer e perfeitas para quem gosta de tranças mas não abre mão dos cabelos soltos. Além disso, é uma das melhores versões para cabelos curtos, já que não exige muito comprimento de fio.
TIARA DE TRANÇAS É UMA OPÇÃO PARA QUEM GOSTA DE TRANÇA EMBUTIDA COM AR RETRÔ E ROMÂNTICO
Voltando aos penteados clássicos e elegantes, a tiara de tranças é uma forma mais elaborada de fazer tranças no cabelo. Esse penteado consiste em fazer uma trança embutida na parte frontal da cabeça para que ela funcione como uma espécie de arco ou tiara, que dá nome ao look.
Esse visual remete às camponesas e é bastante indicado para quem gosta de visuais com uma pegada retrô e romântica. Por esse motivo, é muito utilizado em casamentos tanto por noivas quanto por madrinhas.
RABO DE CAVALO COM TRANÇA EMBUTIDA LATERAL É UMA ALTERNATIVA PARA VARIAR O CLÁSSICO
O rabo de cavalo é um penteado bastante tradicional e fácil de fazer que a maioria das mulheres com cabelos compridos adora. No entanto, sem nenhum styling mais especial ele pode acabar ficando com um aspecto muito básico e pouco interessante.
É aí que entra a trança embutida na lateral: com esse detalhe incorporando o rabo de cavalo, o visual fica mais moderninho e elaborado, passando a impressão de que você ficou horas se arrumando.
COQUE ALTO COM TRANÇA EMBUTIDA INVERTIDA É VERSÃO ELABORADA PARA MAIS HABILIDOSAS COM TRANÇAS
Outro penteado feminino bastante tradicional, o coque alto também pode ficar mais estiloso com a adição de tranças no look. A sugestão aqui é utilizar a trança embutida invertida na nuca que vai dar um toque mais moderninho e fashionista ao visual.
Por ficar escondida na parte de trás do cabelo, a trança embutida nesse caso vai funcionar como um elemento surpresa do look, já que de frente ele parecerá um coque alto comum. O procedimento para fazer a trança nesse caso é o mesmo que na trança embutida comum, como a diferença de que você terá que trançar os fios de baixo para cima na nuca. Para facilitar, a dica é usar um espelho extra para que você consiga visualizar a parte de trás da cabeça.
COMO FAZER TRANÇA EMBUTIDA: SIGA O PASSO A PASSO SIMPLES PARA REPRODUZIR OS PENTEADOS COM TRANÇAS EM CASA
1. Aplique o leave-in nos cabelos secos e penteie todos os fios;
2. Separe uma mecha do topo da cabeça e divida-a em mais três mechas;
3. Comece a trançar os fios normalmente, da mesma forma que se fazem as tranças tradicionais;
4. Agora você vai começar a criar o efeito embutido: depois de trançar as mechas do topo, comece a adicionar mechas das laterais da cabeça na trança. Lembre-se de segurar firme para deixar a trança mais certinha;
5. Siga puxando novas mechas das laterais para trançar até a altura da nuca;
6. Quando chegar nos cabelos próximos ao pescoço, junte os fios na trança segurando as mechas bem firme;
7. Siga trançando normalmente até que o cabelo esteja completamente trançado. Para finalizar, use um elástico de cabelo para prender a ponta e segurar o penteado.
Matéria publicada em 14 de abril de 2021, por Webedia.