Para algumas mulheres, quando aquela espinha mais dolorida surge no rosto, é melhor se preparar: esse é o sinal de que a TPM está se instalando! Mas será mesmo que esses dois episódios têm alguma ligação? Segundo as dermatologistas Mariana Marteleto e Juliana Jordão, de fato, não é coincidência. As alterações hormonais no período menstrual podem aumentar a produção de sebo e, consequentemente, deixar a pele mais propensa à oleosidade e à acne. Agora, para entender o que acontece internamente e como amenizar os efeitos dos hormônios no rosto e no corpo, continue lendo a matéria!
Sebo produzido com mais intensidade pelo corpo está diretamente ligado à acne durante a TPM
Se a pele apresenta mais cravos e espinhas antes e durante o ciclo menstrual, o problema está na produção do sebo pelo organismo. De acordo com as médicas, ele é um dos fatores que interferem diretamente no surgimento de espinhas e sua produção pelas glândulas sebáceas tem estímulo hormonal - que, por sinal, aumenta ainda mais durante a TPM. "É em função disso que mulheres com tendência a acne podem ter um aumento das lesões na pele no período pré-menstrual", explica Mariana.
Mulheres com pele mista e oleosa tendem a ter quadro de oleosidade mais intenso
Em geral,mulheres de pele oleosa e mista acabam sofrendo com mais intensidade por causa da produção natural de sebo que, nelas, já é normalmente maior. "Há a possibilidade de ocorrência de lesões inflamatórias em peles ressecadas, porém é bastante incomum", esclarece Juliana. Além disso, outro fator importante lembrado por Mariana é que pacientes com alterações hormonais, como síndrome de ovários policísticos, também podem ter esta produção no período pré-menstrual ainda mais intensa.
Agora, sobre a influência da idade e maior incidência de problemas de pele em adolescentes e jovens do que nas mulheres maduras, as especialistas dizem que essa condição realmente faz diferença. "O motivo é porque o sebo é produzido com mais intensidade após a puberdade e, depois, isso tende a diminuir após a menopausa, quando a produção hormonal tem menos força", conta Mariana.
Cuidados com produtos específicos e alimentação correta podem ajudar a diminuir o problema
Agora, se a ideia é controlar ao máximo o aspecto oleoso na pele nessa fase, as especialistas aconselham que, primeiro, se faça uma avaliação profissional para investigar a possibilidade de alterações hormonais. "No entanto, em geral, cuidados como utilizar sabonetes e cremes específicos indicados pelo médico dermatologista; usar filtro solar adequado a pele oleosa; o uso de máscaras faciais para controle de oleosidade e limpeza de pele já auxiliam na melhora mais rápida", orienta Juliana.
Além disso, vale reforçar que a alimentação também deve ser bem pensada - assim, para fugir das espinhas, é melhor controlar aqueles desejos por comidas diferentes que surgem na TPM! "Hoje em dia está comprovado que alimentos com alto índice glicêmico - leite e derivados e as castanhas e nozes - também influenciam no surgimento da acne. Assim, é bom serem evitados em excesso e, principalmente, neste período pré menstrual", finaliza Mariana.