Cólicas, inchaço no corpo, alterações no humor e espinhas na pele… Basta apenas alguns sintomas da TPM, a famosa tensão pré-menstrual, para saber que a menstruação está chegando. Mesmo que seja supercomum sentir alguns deles, muita gente ainda tem dúvidas sobre as causas, tipos e possíveis tratamentos para a TPM. Para ajudar nesse momento, o Beleza Extraordinária preparou um guia completo sobre o assunto. Confira!
TPM é caracterizada pelas mudanças que ocorrem no corpo e no humor antes da menstruação
Mais conhecida como TPM, a Tensão Pré-Menstrual é o conjunto de mudanças físicas e emocionais que podem afetar a mulher nos dias anteriores à menstruação. Sabe as cólicas, mudanças na pele, flutuações de peso ou até mesmo irritabilidade? Pois é, esses e outros sintomas são causados pelas alterações nos níveis de estrogênio e progesterona, hormônios que controlam o ciclo menstrual. Se você se identificou, não está sozinha: grande parte das mulheres diz sofrer os efeitos da TPM!
Acne é um dos sinais mais comuns da TPM
Não é só corpo e mente que sofrem os efeitos da TPM: a aparência da pele também é afetada pelas mudanças hormonais! É que nessa época há um grande estímulo das glândulas sebáceas, o que pode aumentar a oleosidade da pele e obstruir os poros. Resultado: espinhas, normalmente no queixo e na mandíbula.
Os sintomas da TPM costumam variar de mulher para mulher
Pode esquecer aquela velha história de que TPM não passa de drama! As variações hormonais próprias do ciclo menstrual afetam o corpo e o humor. Resultado: uma série de sintomas, que vão de mudanças de humor a dores e inchaço. Para dar conta de todos eles, alguns especialistas costumam dividir a TPM em cinco tipos. Se você se reconheceu em mais de uma categoria, não precisa se preocupar. As categorias são fluidas e é fácil encontrar casos de TPM que misturam dois ou mais sintomas de cada tipo!
Tipo A: está relacionado à ansiedade. Pode incluir sinais como tensão, insônia, irritabilidade e alterações de humor;
Tipo C: diz respeito à compulsão alimentar. Quem não lembra da tão conhecida vontade de comer chocolate durante a TPM, né? É aqui que está a grande vontade de comer doces, salgados ou comidas mais exóticas. Essa categoria também inclui dores de cabeça;
Tipo D: está relacionado aos sintomas depressivos. Raiva sem motivo, lapsos de memória ou baixa autoestima são sensações comuns para quem tem esse tipo de TPM;
Tipo H: recebe esse nome por estar ligado à hidratação e à retenção de líquidos. A maioria das mudanças corporais da TPM se enquadra aqui: ganho de peso, inchaço e sensibilidade nos seios e nas extremidades do corpo;
Tipo O: outros sintomas mais gerais; Pode incluir alterações intestinais, dores, cólicas, náuseas e até mesmo alergias.
Atenção: Se os sinais da TPM forem mais fortes e estiverem atrapalhando sua rotina, que tal fazer uma visita ao seu ginecologista? Você pode estar sofrendo com a Síndrome Disfórica Pré-Menstrual, em que os sintomas aparecem de forma mais grave e intensa.
Veja possíveis tratamentos para combater a TPM e aliviar os sintomas
Sabia que algumas mudança simples na rotina podem aliviar e muito os sintomas da TPM? Exercícios físicos estimulam a produção de serotonina, que ajuda a equilibrar o humor , amenizar dores e reduzir a compulsão alimentar. Inserir alimentos ricos em água ou magnésio - frutas como melancia, abacaxi, banana, além de carne vermelha e peixe - também pode ajudar!
Matéria publicada em 07 de março 2021, por Webedia.