Você sabe a diferença entre coloração permanente e tonalizante? A dúvida é bastante comum na hora de mudar a cor dos cabelos, mas o Beleza Extraordinária vai descomplicar para você! É que as duas tinturas têm o poder de clarear ou escurecer os fios, e a diferença principal entre elas é a amônia, que aparece na coloração e não no tonalizante.
Só que além da amônia, outras diferenças entre as colorações devem ser levadas em conta: o efeito que você deseja, o tempo de retoque, a quantidade de fios brancos e até o histórico de química do seu cabelo. Saiba em qual apostar!
Tonalizante não tem amônia, muda a cor sutilmente e dá banho de brilho
Os tonalizantes são colorações mais leves, semi-permanentes, que não contém amônia e que clareiam ou escurem apenas 1 tom de cabelo. Eles podem ser encontrados em shampoo, gel e em creme. A cor desbota com as lavagens e os tonalizantes em creme são os que, geralmente, duram mais: cerca de 28 lavagens. Alguns tonalizantes são usados como banho de brilho, porque também hidratam as madeixas.
Como agem: os tonalizantes não mexem na estrutura capilar, eles apenas depositam a cor ao redor dos fios, formando uma película menos invasiva na superfície das madeixas. Por isso, o tempo de retoque é menor.
Mais indicado para: por não terem amônia na composição, os tonalizantes são indicados para quem quer uma mudança sutil na cor ou para quem deseja cobrir os primeiros fios brancos. O produto também é o mais indicado para cabelos com químicas, como relaxamento e escovas progressivas.
O que vem na caixinha: o kit dos tonalizantes costuma ter um tubo de creme colorante sem amônia, um frasco revelador e um condicionador para dar brilho ao final da aplicação, que pode ser feita em casa.
Cuidados pós-coloração: os tonalizantes costumam tratar o cabelo enquanto colorem, mas os cuidados nos dias depois da aplicação são essenciais! Evite shampoos anti-resíduos e aposte em linhas de shampoo e condicionador próprias para cabelos coloridos ou para cabelos danificados, que evitam frizz, pontas duplas e desbotamento da cor.
Coloração permanente tem amônia, dura mais tempo e não sai com shampoo
As colorações permanentes contém amônia e duram por muito mais tempo do que os tonalizantes. Elas são usadas nas mudanças de nuances mais radicais e intensas, e conseguem clarear até 3 tons da cor atual, cobrindo 100% dos fios brancos também.
Como agem: a coloração permanente retira o pigmento natural do cabelo e fixa a cor nova dentro da fibra capilar. Por isso, a nuance não sai com shampoo e a cor é mais duradoura. Os retoques só acontecem na raiz, cerca de 3 em 3 meses. Para clarear mais do que 3 tons, é aconselhável fazer decapagem - se você já tiver o cabelo tingido - ou descoloração, no caso dos cabelos virgens, para então aplicar a coloração permanente.
Mais indicada para: mulheres que desejam cobrir todos os fios brancos e que desejam mudar totalmente de cor. As colorações permanentes não são indicadas para quem faz relaxamentos e escovas progressivas, porque os ativos da coloração não costumam ser compatíveis com outras químicas.
O que vem na caixinha: os kits costumam ter um sérum protetor, um creme colorante, um revelador e um condicionador. Aqui, por exemplo, explicamos como funciona cada produto que vem nas caixinhas de Imédia Excellence, de L'Oréal Paris!
Cuidados pós-coloração: quem pinta os cabelos com colorações permanentes deve redobrar os cuidados para evitar o ressecamento que pode ser causado pela amônia. Máscaras de hidratação e reconstrução devem ser usadas toda semana ou a cada 15 dias.
Matéria publicada em 25 de Março de 2021, por Webedia.