O tonalizante é um dos queridinhos no universo da coloração: ele é bem menos agressivo aos cabelos, faz o papel de tintura semi-permanente nas transformações e consegue até cobrir os primeiros fios brancos! Mas como escolher o melhor tonalizante? Qual é a diferença dele para a tinta permanente?
Para tirar as dúvidas de uma vez por todas, criamos um guia sobre o tonalizante: agora, é só continuar lendo a matéria para saber o que é, para que serve e quando usá-lo na hora de colorir os cabelos.
O que é e para que serve o tonalizante?
O que é: o tonalizante é um tipo de coloração menos agressiva para o cabelo. Assim, esse produto é capaz de tingir com um ar mais natural.
Como funciona: o tonalizante não tem amônia e apresenta baixa concentração de água oxigenada na sua fórmula. Essas duas características fazem com que o produto não penetre na parte mais profunda da fibra capilar - por isso sua ação é temporária.
Para que serve: a tinta semi-permanente é perfeita para quem quer dar um banho de brilho no visual, está em busca de novas nuances dentro da própria cor, quer disfarçar poucos fios brancos, tirar o efeito amarelado dos fios ou combater o efeito desbotado.
Como escolher o melhor tonalizante para os cabelos?
Na hora de comprar o tonalizante, é importante analisar dois aspectos principais:
- O primeiro deles é a cor que você deseja. Não faltam nuances, tons e cores disponíveis, né? Quanto mais variedade, mais chances de você encontrar o tom exato que buscava para o seu visual!
- Depois disso, é importante analisar os benefícios da fórmula do tonalizante. É fundamental procurar por produtos que ofereçam aspecto natural e nutrição intensa aos cabelos - esses fatores interferem diretamente no aspecto brilhoso ao fim do procedimento.
Dica extra: se o banho de brilho é prioridade, vale conhecer o
O que é melhor: tonalizante ou tintura permanente?
- O tonalizante consegue cobrir 70% dos fios brancos, a tinta permanente cobre 100% deles;
- O tonalizante é compatível com a maioria das químicas, enquanto a tinta permanente requer mais cuidado. Nos dois casos, seja qual for o produto escolhido, vale fazer um teste de mecha antes do procedimento;
- O tonalizante é uma coloração semi-permanente e temporária, a tinta permanente não sai nas lavagens;
No fim, tudo depende da sua prioridade na mudança de visual, qual é o estado atual do seu cabelo e como você pretende cuidar das madeixas após a tintura. Se ainda ficou em dúvida, experimente fazer o teste e saiba qual coloração é perfeita para você!
Matéria publicada em 02 de março de 2021, por Webedia.